Notícias

Um padre redentorista iraquiano

Escrito por Redentoristas

11 FEV 2022 - 08H15 (Atualizada em 11 FEV 2022 - 08H48)

Adiabene/Diocese Erbil

Padre Meyasser Behnam é um missionário redentorista iraquiano, pertencente à Província de São Clemente (Holanda e Alemanha). Foi ordenado sacerdote em sua cidade natal, Qaraqosh, em 2007. Viveu em Roma durante alguns anos para estudos eclesiásticos e voltou ao seu país em 2010, para morar em Bagdá. Na capital do país iraquiano, padre Behnam já foi pároco da igreja do Sagrado Coração e, depois, da importante igreja de São Jorge. Também lecionou no Colégio Babel de Filosofia e Teologia.

Padre Behnam tem mantido um bom relacionamento com outras religiões. No início deste mês, ele e mais dois xeiques muçulmanos, que ele considera seus amigos, participaram de um colóquio internacional sobre o tema “Ama o teu próximo”, que aconteceu em Viena, na Áustria. Padre Behnam falou sobre como conviver com outras religiões no mesmo território.

CSSR News.
CSSR News.
Padre Behnam, o segundo da esquerda para a direita.


O Iraque é um país majoritariamente muçulmano, onde os cristãos são uma minoria. Lá, a Igreja Católica é de tradição caldeia, uma das 24 Igrejas Católicas que existem no mundo. Historicamente, a Igreja Católica Assírio-Caldeia é a mais numerosa comunidade cristã no Iraque. A presença dos cristãos no norte do Iraque remonta ao primeiro século do cristianismo.

Atualmente, existem cerca de 1 milhão de fiéis, mas em 2010, apenas 250 mil viviam no Iraque. Hoje, esse número é ainda menor. O êxodo dos cristãos começou fortemente após a deposição de Saddam Hussein, em 2003, e a consequente perseguição aos cristãos nessa região. Junto com os fiéis, muitos padres, religiosos, religiosas e missionários também foram embora do Iraque, diante da violência e insegurança. O missionário redentorista foi um dos que permaneceu. 

Adiabene/Diocese Erbil
Adiabene/Diocese Erbil
Devota da Igreja Católica Caldeia, em uma celebração na Diocese de Erbil.


No mesmo país, outro missionário redentorista, o arcebispo da diocese caldeia de Erbil, Bashar Warda, tem levado adiante diversas iniciativas para ajudar a população que não quis deixar sua terra, seus costumes e sua história, apesar de toda adversidade.

Fundação AIS.
Fundação AIS.
Dom Bashar Warda, arcebispo de Erbil, no Iraque.


Padre Behnam continua sua missão em seu país, levando adiante a Copiosa Redenção, mesmo em meio à guerra. 

:: A força do missionário

“Devemos rezar por esses irmãos que estão em guerra e pelos cristãos perseguidos, e os que querem expulsá-los daquela terra! Devemos rezar por esses nossos irmãos e irmãs”. (Papa Francisco) 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...