Durante séculos, o sacramento destinado às pessoas gravemente doentes ou em perigo de morte foi popularmente conhecido como “extrema unção”. No entanto, essa visão limitada foi revista pela Igreja, a partir do Concílio Vaticano II, e passou a ser chamada de Unção dos Enfermos.
Para falar sobre este sacramento descrito na Carta de São Tiago (Tg 5, 14-15), o videocast Vozes da Missão trouxe um convidado especial: o Pe. José Manoel Belo de Oliveira, C.Ss.R., conhecido por seus confrades como “Padre Belo”.
Nascido em Senhora dos Remédios (MG), o padre entrou para o seminário diocesano de Mariana, mas a famosa “Cartinha”, escrita pelos seminaristas do Seminário Redentorista Santo Afonso, de Aparecida (SP), chamou sua atenção. Assim, em 1977, entrou para o seminário localizado na capital mariana da fé.
Em 42 anos de Vida Consagrada, Pe. Belo atuou por 17 anos na formação de jovens redentoristas, além de 23 anos em trabalhos paroquiais nas cidades de Garça (SP) e Panorama (SP). Desde 2023, o sacerdote integra a equipe missionária de São João da Boa Vista (SP).
Nas Santas Missões Redentoristas, o padre tem contato direto com o tema do 20º episódio do Vozes da Missão: “Unção dos Enfermos: o dom da cura e do perdão”. Este sacramento ganha destaque na visita das equipes missionárias aos enfermos e na Missa da Unção dos Idosos — uma celebração adaptada para que os enfermos possam receber o sacramento da unção.
O bate-papo com o apresentador do videocast, Ir. Viveiros, C.Ss.R., traz histórias do Pe. Belo e a importância do sacramento da Unção na busca de termos a presença de Cristo nos momentos mais desafiadores.
Confira a íntegra do bate-papo sobre a Unção dos Enfermos:
.:: Veja os outros episódios do videocast Vozes da Missão ::.
A presença dos Missionários Redentoristas no Líbano
Redentoristas atuam no Líbano com fé e serviço, apoiando pobres e migrantes em meio à guerra, crise econômica e desafios sociais. Clique e saiba mais!
Igreja acolhe novos diáconos redentoristas em Belo Horizonte
Diáconos foram ordenados por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB, no Santuário São José, localizado no coração de Belo Horizonte (MG). Confira!
Santo Afonso: 17º Doutor da Igreja e defensor da fé cristã
Fundador da Congregação Redentorista foi declarado Doutor da Igreja em 1871 por Pio IX, reconhecendo suas obras e defesa da fé, apenas 84 anos após sua morte
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.