Já diziam os antigos: “A esperança é a última que morre”. Nossa vida deve ser guiada pela esperança, ou seja, pela convicção de que o bem, a justiça e a verdade prevalecerão.
Santo Afonso nos propôs a Virtude da Esperança, como um projeto de vida para o início do ano.
A esperança é sempre um recomeço e, se queremos crescer nas virtudes, é indispensável carregar esse sentimento em nossa vida.
Disse o filósofo Tales de Mileto:
“A esperança, é o único bem comum a todos os homens; àqueles que nada têm, ainda a possuem”
A pior condição humana é o desespero, a falta de horizonte, a perda da esperança. Quando tudo nos for tirado, não permitamos que nos tirem a capacidade de sonhar, o brilho nos olhos e o acreditar que Deus pode mudar as situações.
A esperança é uma virtude porque ela alimenta a chama da confiança e nos faz acreditar nas promessas divinas.
Vida sem esperança perde o sabor, e vida sem sabor é uma vida sem perspectivas. Quem cansou de tentar, esgotou-se de lutar e desistiu de tudo.
Quem perdeu a capacidade de sonhar e viu o desejo de felicidade se tornar uma utopia, matou em si toda possibilidade de renovação.
Muitas pessoas existem, mas não vivem! Porque perderam a esperança.
Não podemos confundir esperança com segurança. Há pessoas que esperam por dias melhores, por grandes conquistas, por realizações sentimentais.
A esperança não é moeda de troca no mercado da vida. Essas seguranças são efêmeras. Leia MaisCultivar a esperança: missão do cristão em tempos de incertezasAinda há esperança para nosso mundo gravemente enfermo?
Sabemos que os bens não nos protegem de nada. É ilusão acreditar que coisas preencherão o vazio, que só pode ser ocupado por Deus.
Nossa esperança deve estar alicerçada em Deus. Ele deve ser o motivo de nossa esperança, por jamais nos decepcionar!
Devemos sempre dizer como o apóstolo São Paulo, na sua carta a Timóteo:
“Eu sei em quem pus a minha confiança” (2 Tm 1,12)
Se nossa confiança está apoiada em Deus, não terá sido em vão o “acreditar”. Deus vem em favor daqueles que a Ele se confiou, que depositou o seu último socorro no Onipotente.
Não morre em vão aquele que, colocando suas esperanças em Deus, lutou incansavelmente.
Quando não alcançamos algo que esperávamos, ou mesmo, rezávamos para que acontecesse, não significa que foi esperança perdida. A beleza desse sentimento está no acreditar e não somente no realizar.
Ensinou-nos Santo Afonso em um de seus escritos:
“O primeiro e principal objeto de nossa esperança é a posse de Deus no céu”.
Toda esperança deve ter como fim último: Deus. Pela esperança, sonhamos o sonho de Deus e nos colocamos a disposição dos Seus projetos. Leia MaisOração à Nossa Senhora da Esperança12 frases bíblicas para ter esperança durante a pandemia
A esperança de Deus para os homens — se assim podemos dizer — é que todos se sintam filhos amados.
E a esperança do homem em Deus, é que Ele nos ajude a cumprir essa filiação. Só assim a humanidade será o paraíso idealizado por Deus.
Certa vez disse o filósofo Aristóteles:
“A esperança é o sonho do homem acordado”.
Sim, a esperança não se refere às coisas do futuro. Ela acontece no presente, em nosso dia a dia.
A esperança é um dom que dá vida às pessoas e fortalece os corações desiludidos.
Ela é a força daqueles que nada têm. É a resposta de Deus para o homem, que pode sonhar, na certeza de que quem realiza é Deus!
Oração
“Dirijo-me também a Vós, querido Redentor meu. Para me conseguirdes a confiança nos Vossos méritos, sacrificastes a Vossa vida na cruz; realizai, pois, em mim o fim porque morrestes, esperando eu com inteira confiança na Vossa Paixão todas as graças”.
Igreja redentorista de Sorocaba será elevada a Santuário Arquidiocesano
Elevação a Santuário Arquidiocesano ocorre no mesmo dia em que a Congregação celebra o Ano Jubilar Geraldino. Saiba mais!
Missão de Francisco é exaltada pela Província Nossa Senhora Aparecida
Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial, destaca o trabalho missionário e evangelizador do Santo Padre junto aos mais pobres e marginalizados. Confira!
Superior Geral Redentorista destaca o legado do Papa Francisco
Pe. Rogério Gomes relembra dia da eleição do Pontífice e o encontro com ele durante o XXVI Capítulo Geral da Congregação. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.