Por Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R Em Palavra Redentorista

A atualidade de São Clemente Maria Hofbauer

Desconhecido por muitos, o modo como São Clemente (+1820) exerceu o seu labor apostólico está despertando interesse cada vez maior dos cristãos de todo o mundo e não somente dos que são associados aos Missionários Redentoristas.

São Clemente viveu uma extraordinária aventura humana e espiritual como missionário “de fronteira”, no coração do continente europeu que na época estava passando por muitos problemas, graças, sobretudo, à guerra promovida por Napoleão Bonaparte, por causa das reformas impostas pelo Congresso de Viena (1814/1815) e também pela divisão de alguns países como a Polônia por causa dos interesses das maiores potências de então.

:: Leia | Papa deseja que cristãos conheçam vida de São Clemente

:: Biografia de São Clemente 

Reprodução.
Reprodução.
São Clemente Maria Hofbauer, santo redentorista.


Enquanto a ideologia iluminista e anticristã determinava cada vez mais os destinos da sociedade e das pessoas de então, este santo missionário cuidou de órfãos, de menores abandonados sem instrução e até das pessoas da alta sociedade considerada culta, mas com uma formação cristã muito superficial.

São Clemente Maria Hofbauer, apesar das dificuldades enfrentadas tanto na Polônia, como na Áustria, soube buscar respostas concretas aos desafios pastorais de seu tempo.

As controvérsias políticas que provocaram a trágica divisão da Polônia, a difusão da doutrina jansenista e do iluminismo francês haviam enfraquecido sobremaneira a vida eclesial de então, provocando a desorientação e a divisão do clero, criando um clima de incertezas entre os fiéis cada vez mais distanciados da prática sacramental, privados ainda por cima de uma formação cristã mais sólida.

Para enfrentar toda sorte de desafios, Clemente trabalhou intensamente na criação de orfanatos, de escolas profissionais, dando uma continuada atenção à pobreza moral, material e cultural de seu tempo. Estas foram marcas proféticas de seu empenho pastoral e apostólico como ele mesmo afirmou em uma de suas cartas: “a evangelização da pessoa humana deve promover sua libertação e salvação”.

Leia MaisVeja o que a vida de São Clemente ensina sobre vocaçãoDez fatos interessantes sobre São Clemente HofbauerSão Clemente Hofbauer: um dos maiores Missionários RedentoristasClemente soube fazer uma leitura completa do contexto onde viveu, dando-se conta como afirmou de que “o desconhecimento de tudo o que é fundamental reina em todos os lugares”. Desta forma, ele organizou um atendimento pastoral intenso e continuado na igreja de São Beno, em Varsóvia, dando primazia à vida litúrgico-sacramental como fundamentação de toda a vida cristã. Graças a isso, a igreja de São Beno era frequentada inclusive por pessoas que não eram católicas.

A ação missionária da comunidade redentorista orientada por São Clemente exerceu extraordinária força de atração junto às pessoas. A comunidade dedicava-se ao sacramento da reconciliação, ao aconselhamento e à direção espiritual, retomando uma prática pastoral que por muito tempo havia ficado abandonada. Até mesmo a pregação das Santas Missões e a realização de exercícios espirituais foram retomados, pois desde a supressão dos Jesuítas estavam proibidos.

A ação pastoral de São Clemente em Varsóvia (Polônia) foi prejudicada e interrompida com o avanço das tropas de Napoleão Bonaparte. Expulso em 1808, ele queria dirigir-se ao Canadá, mas alguns fatos obrigaram-no a mudar-se para Viena onde empenhou-se muito, até sua morte, na reforma da Igreja e da sociedade de seu tempo.

Sob sua direção e de seus sucessores, a Congregação Redentorista se difundiu pela Europa e de lá passou para a América do Norte. Por esta razão, a tradição redentorista lhe conferiu o título de propagador insigne da Congregação, chegando alguns a afirmar ser ele o seu segundo fundador, logo após Santo Afonso de Ligório.

:: São Clemente e a expansão da Congregação Redentorista


Escrito por
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R. (Arquivo redentorista)
Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R

Redentorista da Província de São Paulo, graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atua na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da Província de São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.