Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 13 MAR 2020 - 14H04

Veja o que a vida de São Clemente ensina sobre vocação

No dia 15 de março, os Missionários Redentoristas celebram a memória de São Clemente Maria Hofbauer. Em virtude dos 200 anos de seu falecimento, o Governo Geral decidiu proclamar o Ano Clementino, que se estende até 15 de março de 2021. Clemente é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista devido à sua importância para a propagação dos ideais e da missão desta família religiosa.

Clemente foi responsável direto pela expansão da Congregação Redentorista pela Europa e pelo mundo. E sua história de vida pode nos ensinar muito sobre vocação. Entenda! 




Perseverar até o fim

Clemente foi homem de oração, homem de missão, de pregação. Mas, sobretudo, de perseverança diante do chamado de Deus. Escolheu seguir a Cristo bem de perto desde muito jovem, para isso rejeitou os convites e atrações do mundo. Por duas vezes retirou-se para a solidão como eremita. Ingressou na Congregação Redentorista com mais de 30 anos de idade, e junto a estes missionários encontrou verdadeiramente sua vocação. Sempre soube que teria que trabalhar muito para assegurar o anúncio da Boa Nova aos pobres. E o fez até sua morte, no dia 15 de março de 1820.

Coragem para enfrentar os desafios

Leia MaisCinco vezes em que o Papa Francisco se dirigiu aos RedentoristasMúsica homenageia santo redentorista pouco famoso10 perguntas e respostas sobre os Missionários RedentoristasViveu em uma época muito diferente da nossa, de muitos conflitos religiosos e políticos. São Clemente fundou muitas casas redentoristas na Europa, especialmente na Alemanha, Áustria e Polônia. Mas todo o seu trabalho foi destruído pelas forças políticas. No entanto, Clemente nunca se desesperou. Sempre acreditou que este era o trabalho de Deus. Dois meses depois de sua morte, o Imperador na Áustria reconheceu os Redentoristas e, desde esse momento, podemos dizer que teve início verdadeiramente o legado de São Clemente para a Congregação Redentorista. A partir dali, os Redentoristas puderam iniciar um trabalho que depois se expandiu por todo o mundo.

Sonhar em fazer o que Deus quer

São Clemente sempre sonhou em ir onde Deus chama. Este é um sinal também para todos os jovens, de sempre sonhar a ir além da sua realidade local, de sair da zona de conforto para encontrar as pessoas que precisam de ajuda, que buscam uma palavra de conforto, que necessitam da Palavra de Deus. Uma atitude que evidencia sua disponibilidade para fazer o que for necessário pelo anúncio do Evangelho.

Tem dúvidas sobre vocação?
Acesse a12.com/duvidasvocacionais 

Ó São Clemente Maria Hofbauer, que vive junto da Virgem Maria, interceda por todos nós e por nossa vocação. Que tenhamos coragem e perseverança para fazer aquilo que Deus quer de nós.

Fonte: Texto inspirado em entrevista concedida pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Michael Brehl, para a revista Informativo da Província, da unidade de São Paulo.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.