Existe uma expressão latina muito conhecida dos mais antigos que diz assim: “Ad maiora natus sum”, que traduzindo, podemos dizer que “somos nascidos ou criados para as coisas superiores”, ou seja, nossos passos devem sempre nos levar para o alto, para as coisas mais sublimes.
O sentido maior da nossa vida, e especialmente para nós consagrados, é o crescimento para as coisas de Deus, fazendo das coisas do mundo o caminho de nossa santificação. Mas conquistar isso não é fácil!
Constatamos que nossa caminhada nem sempre é fácil, sendo marcada por muitos obstáculos e dificuldades que precisam ser superados. Por outro lado, se olharmos a história da Igreja veremos que os grandes obstáculos, se vencidos com fé e tenacidade, levam as pessoas à experiência do altruísmo e até do martírio. E esta realidade é uma constante em nossa Igreja, não só na antiguidade, mas também no presente.
O martírio é uma realidade de nosso mundo hodierno, sobretudo nos países em que a evangelização é uma grande necessidade. Um grande santo da Igreja afirmou que “o sangue dos mártires é como que o adubo que fecunda e prepara a terra para o nascimento de novos cristãos”.
:: O martírio na Igreja e na Congregação Redentorista
Também a história de nossa amada congregação é recheada de exemplos de martírio. Primeiro cada um de nós é chamado ao martírio nos atos cotidianos, fazendo morrer, quem sabe, os maus desejos e as más inclinações, para fazer brotar o sentido maior da consagração na fecundidade de dons e potencialidades. Ao lado disso os mártires de ontem e de hoje fecundam o solo de nossa congregação nos incentivando e entusiasmando para que também nós sejamos fiéis ao ideal de propagar a Copiosa Redenção.
Uma pergunta pode nos questionar: como crescer cada vez mais na direção das coisas maiores e para Deus?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.