Por Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R Em Notícias Atualizada em 09 OUT 2020 - 16H25

Nossa Senhora Aparecida e os Redentoristas

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi “pescada” pelos três pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, no Rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717. Com o passar do tempo, as graças e milagres de Nossa Senhora foram se tornando conhecidos. Com isso, crescia consideravelmente o número de devotos que visitavam Aparecida.

:: Conheça a história dos Missionários Redentoristas

A Igreja do Brasil não tinha condições de atender essa demanda. Diante desse desafio, em julho de 1894, Dom Joaquim Arcoverde, bispo de São Paulo, foi ao Governo Geral da Congregação Redentorista, em Roma, pedir missionários para pregar as Santas Missões no Brasil e para trabalhar no Santuário de Aparecida. O pedido foi acolhido pelos missionários da Província da Baviera, Alemanha.

No dia 28 de outubro do mesmo ano, chegava então em Aparecida um grupo de missionários, padres e irmãos, para evangelizar o povo brasileiro.

Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Comissão do Patrimônio Histórico da Província
Os primeiros redentoristas chegaram ao Brasil em 1894


Com o atendimento pastoral dos Missionários Redentoristas, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida foi se expandindo e Nossa Senhora ganhou o coração do povo. As exigências cresciam e se fez necessária uma grande organização pastoral para as celebrações dos sacramentos, para os momentos devocionais, para a catequese e para orientações de modo geral aos devotos da Mãe Aparecida.

No Santuário, Deus aproveita todas as oportunidades para tocar o coração dos filhos. Fala através das celebrações, do anúncio da palavra, nos momentos de devoção, mas o lugar privilegiado é no Sacramento da Reconciliação, na confissão. Graças a Deus, muitas coisas boas acontecem em Aparecida.

:: A devoção mariana dos Missionários Redentoristas

Nós, Missionários Redentoristas, queremos ser instrumentos de Deus para o povo. A relação dos Missionários Redentoristas com Nossa Senhora é muito bonita. É uma relação filial, carinhosa, afetiva e materna. A nossa missão no Santuário é a mesma de Maria, isto é, tornar Jesus mais conhecido e mais amado por todos os povos, raças e nações. Por isso, Nossa Senhora é a nossa mestra. Ela é modelo de missionária, de docilidade ao Espírito Santo, modelo de fidelidade na missão de evangelizar.

Thiago Leon
Thiago Leon


Anualmente, o Santuário acolhe por volta de 13 milhões de romeiros. Cada um traz no coração suas alegrias e angústias, gratidão e preces. Ao chegar ao Santuário, cada fiel é acolhido com ternura, com afeto e com o amor de uma mãe que acolhe seu filho.

Por isso, queremos insistir com Jesus, Senhor da Messe e Pastor do rebanho, para que continue enviando muitos operários e operárias para continuarem a bonita missão de levar a Boa Nova do evangelho a todos os homens e mulheres do nosso Brasil através de uma pastoral fecunda, eficaz e misericordiosa no maior santuário mariano do mundo.


Escrito por
Irmão Viveiros (Irmão Viveiros)
Ir. João Batista de Viveiros, C.Ss.R

Missionário Redentorista, fundador da Romaria Nacional do Terço dos Homens.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Viveiros, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...