Notícias

As virtudes da vocação redentorista: a mortificação

Escrito por Thamara Gomes

03 SET 2025 - 07H35 (Atualizada em 17 SET 2025 - 14H30)

Luiz Gustavo de Oliveira/A12

A série “As virtudes da Vocação Redentorista”, feita em parceria com o Centro Redentorista de Espiritualidade, nos apresenta mensalmente algumas características dos Missionários Redentoristas.

Em setembro, vamos conhecer a virtude da mortificação e entender como ela é colocada em prática na Congregação do Santíssimo Redentor.

A VIRTUDE DA MORTIFICAÇÃO

A mortificação é um trabalho espiritual com o qual refreamos o nosso desejo natural de satisfação para satisfazer a Deus.

Leia Mais A missão do Irmão RedentoristaVocação é amor Para quem deseja alcançar a santidade, é necessária a mortificação de todos os apetites incompatíveis com a vontade divina. Se tais apetites desordenados não forem orientados, a alma perderá também a graça.

A mortificação, também possui um aspecto apostólico, pois continua no tempo o mistério inefável de Jesus Cristo, morto e ressuscitado.

A Palavra de Deus, no Evangelho de João (Jo 12, 25), nos fala sobre este apego à própria vida e suas consequências:

“Quem se apega a sua vida vai perdê-la; mas quem não se importa com sua vida neste mundo vai conservá-la para a vida eterna”.

Desse modo, compreendemos que a virtude da mortificação nos ajuda a tornar-nos “totais”, a fim de renunciar à satisfação própria para dar satisfação a Deus. É um modo para dizermos a Deus, não com palavras, mas com as obras: “Eu te amo mais que a mim mesmo”.

Luiz Gustavo de Oliveira/A12 Luiz Gustavo de Oliveira/A12


A VIRTUDE DA MORTIFICAÇÃO NA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA

O deixar tudo e seguir o Senhor (cf. Lc 18, 28) constitui um programa válido para todas as pessoas chamadas e para todos os tempos” (Vita consecrata, n. 8). Mas os religiosos vivem tudo isso de uma forma especial.

A vida comunitária está a serviço do apostolado. A contínua conversão, que decorre da total entrega a Deus, aumenta a disponibilidade para os serviços aos outros.

E os próprios vínculos religiosos, pelos quais se dedicam a Deus, necessariamente incluem e promovem nos consagrados a dimensão apostólica (Const. CSSR, n. 54).

:: Virtude do mês: o que é mortificação e como vivê-la

Portanto, a profissão religiosa torna-se o ato que define toda a vida missionária dos Redentoristas. (Ibid.)

Por isso, todos os dias é necessário pedir a Deus, como Davi, que nos purifique o coração de todo o apego à terra: criai em mim, ó Deus, um coração puro. (Prática de Amor a Jesus Cristo, XI)

Baixe gratuitamente o subsídio "Orar com o Redentor" do mês de setembro e reze pelas vocações redentoristas!

Baixar subsídio


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...