No mês de fevereiro, o Secretariado Vocacional Redentorista apresentou a vocês algumas novidades para o ano de 2021. Uma delas é o Pe. João Paulo Ramos, que agora é um dos responsáveis pela pastoral, ao lado do Ir. Joaquim Acassio.
Pe. João Paulo é natural de Serranos (MG). Em 2007, com 24 anos, ingressou no Seminário Santo Afonso para iniciar a etapa do Propedêutico. Após cursar filosofia e fazer o noviciado, emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência em janeiro de 2012. No mesmo ano, iniciou o curso de Teologia. Professou perpetuamente os votos na Congregação Redentorista em novembro de 2015 e foi ordenado sacerdote no dia 02 de julho de 2016. O religioso já atuou na equipe das Santas Missões Redentoristas, foi também vigário paroquial no Santuário do Senhor Bom Jesus, em Pirapora do Bom Jesus (SP) e também Prefeito de Igreja no Santuário Nacional de Aparecida, onde esteve até o ano passado.
Conversamos com o Padre João Paulo Ramos sobre sua história de vida e sua vocação. Confira a entrevista completa!
1- Como percebeu que tinha vocação para a vida sacerdotal?
O exato momento em que percebi minha vocação sinceramente eu não sei. Deus vai nos chamando de uma forma tão sutil que, quando percebemos, não mais conseguimos resistir ao seu chamado. Creio que todas as vocações são presentes que Deus nos dá no dia do nosso santo batismo como oportunidades para vivermos a santidade. Mesmo assim, se for preciso dizer um momento específico, acredito que tenha sido quando, mediante um convite, me envolvi no dia a dia de minha paróquia de origem por meio das pastorais.
2- Como conheceu os Redentoristas e porque escolheu ser um deles?
Conheci os Missionários redentoristas por meio da Rádio Aparecida e me encantei pela congregação por meio das mensagens que ouvia no programa “Você também é chamado”.
3- Como se sente em relação ao desafio de orientar outros jovens na caminhada vocacional?
Leia Mais3 dicas para você descobrir sua vocação no ano que se inicia A Pastoral Vocacional é o cartão de visitas, a porta de entrada para aqueles jovens que desejam fazer um acompanhamento vocacional com a Congregação do Santíssimo Redentor. Somos, muitas vezes, os primeiros redentoristas que estes jovens se comunicam com maior assiduidade.
Por isso, o meu sentimento diante do desafio que a Província Redentorista de São Paulo me confiou, juntamente com o Ir. Joaquim, é de grande alegria e esperança de que, pelo nosso exemplo, testemunho e vida oracional, possamos ajudar muitos jovens a discernir o chamado de Deus em suas vidas.
Pe. João Paulo deixou um recado especial aos jovens:
A marca essencial do cristão é a alegria, que é fruto de uma caminhada sincera com o Senhor que nos conhece, nos chama pelo nome e nos envia para construir um mundo melhor. Não importa a situação que estou vivendo, o que importa é que quero sempre vivê-la com Deus. Como diz São Geraldo: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Ele quiser e até quando Ele quiser”. Deus confia em você! Deus te chama e te capacitará para a missão a ti confiada! Venha ser um Missionário Redentorista padre ou irmão.
3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária
Conheça a história de 3 missionários redentoristas que são inspiração para aqueles que desejam seguir o caminho da vida religiosa consagrada.
Entenda o significado do brasão redentorista
O símbolo principal da Congregação Redentorista foi criado pelo Ir. Vito Curzio. Saiba mais!
Encontro Vocacional reúne 14 jovens em Campinas (SP)
Entre os dias 13 e 16 de setembro, o Seminário São Clemente, em Campinas (SP), acolheu 14 jovens para um encontro vocacional com os Missionários Redentoristas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.