Notícias

Formação redentorista passa por mudanças em 2021

Escrito por Thamara Gomes

05 MAR 2021 - 07H15 (Atualizada em 05 MAR 2021 - 10H42)

A Congregação Redentorista encara a tarefa de formar padres e irmãos redentoristas com ardor e zelo missionário. A formação é uma atividade exigente, pois requer atenção e acompanhamento contínuo dos jovens que vivem nos seminários da Congregação do Santíssimo Redentor.

Leia Mais3 dicas para você descobrir sua vocação no ano que se inicia A Província de São Paulo tem atualmente 76 seminaristas e, neste ano de 2021, a formação dos futuros missionários redentoristas passa por mudanças significativas. Veja quais são elas!

Postulantado

Buscando dar passos práticos no sentido da reestruturação, as Províncias de São Paulo, Rio e Bahia iniciaram um trabalho em conjunto também na formação. O postulantado da nova unidade que integrará as três províncias será em Belo Horizonte (MG), com os estudos de Filosofia na FAJE. A Comunidade Vocacional Dom Muniz acolhe 11 postulantes para esta etapa tão importante da formação redentorista, sendo 3 deles da Província de São Paulo. O Juniorato permanece em São Paulo (SP), com os estudos de Teologia no ITESP.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Postulantes da Comunidade Vocacional Dom Muniz


Seminário menor e propedêutico

O Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), que antes recebia os seminaristas menores, agora acolhe os propedeutas, que se preparam para o vestibular de filosofia. O Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), que até o ano passado era a casa do Propedêutico, passa então a acolher os formandos mais jovens para cursar o ensino médio. Iniciaram o ano nessas casas de formação: 12 seminaristas menores e 8 propedeutas.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Grupo de propedeutas do Seminário Santo Afonso


Noviciado

A Província de São Paulo mantém um noviciado interprovincial na cidade de Tietê (SP), atualmente com 16 jovens, 5 deles da unidade paulista. Em caráter excepcional, devido à pandemia da Covid-19, haverá neste ano um noviciado também em Campina Grande (PB). Por lá, outros 5 noviços da Província de São Paulo vão vivenciar essa profunda experiência. Entenda o que é ser noviço!

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Noviços do Seminário Santa Teresinha


Projeto Vocações Adultas

O Projeto Vocações Adultas (PVA), que no ano passado funcionou no Seminário Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Campinas (SP), passa a se fixar no Seminário São Clemente, também em Campinas, a fim de facilitar a acolhida e o bem-estar de um grupo maior. Além disso, ficou estabelecido que a faixa etária do Projeto será de 28 a 35 anos.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Formandos do Seminário São Clemente e Pe. Vitor Coelho de Almeida


É necessário buscar uma formação cada vez mais integrada, aberta e personalizada, atenta aos sinais dos tempos. Que estes jovens saibam aproveitar o tempo de graça que é a formação, e sejam firmes e corajosos para superar os obstáculos e perseverar na vocação.

Seja um Missionário Redentorista!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...