Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 21 JAN 2019 - 13H57

O que é ser noviço?

Noviciado/Arquivo.
Noviciado/Arquivo.
Jovens noviços assumem compromisso diante do superior provincial, padre Marlos.



O noviço é alguém que está fazendo uma caminhada rumo à vida religiosa. Um seminarista carrega este nome ‘noviço’ por um ano. É um período em que ele é confrontado com o que significa a vocação à vida religiosa e sobre a própria vocação da ordem religiosa a que está ligado.

Atualmente, a Congregação Redentorista no Brasil mantém dois noviciados interprovinciais, um no estado de Goiás e outro em São Paulo .

No início de cada ano, as duas casas religiosas acolhem jovens que buscam aprofundar sua vocação. Ao final do período, o candidato se aprovado, poderá fazer a sua primeira profissão religiosa temporária, ou seja, os primeiros votos religiosos.

Em um noviciado, a rotina é basicamente vivida entre a oração e a formação, como explica o mestre de noviços do Seminário Santa Teresinha, em Tietê (SP), padre Pedro Paulo Dal Bó.

“No noviciado o jovem faz a experiência da vida de oração e de comunidade. É um período forte para estes dois momentos. O noviciado aprofunda toda a espiritualidade, missão e carisma redentorista, bem como a sua história na vida da Igreja, suas Constituições e Estatutos”, conta o religioso. 

:: Itinerário de um noviço redentorista

Em 2019, serão 15 jovens no Noviciado Santa Teresinha, em Tietê (SP), sendo dois deles da unidade de São Paulo, Pablo Vinicius Reis Moreira e Orlando Augusto Silva Cassiano. Os demais vêm de outras unidades redentoristas do Brasil e ainda de outros países da América Latina. Veja abaixo a lista completa.

Já no Noviciado Mãe do Perpétuo Socorro, em Abadia de Goiás (GO), dois jovens da província paulista, Caio Oliveira Bueno e Evaldo José Ferreira, se unem a outros jovens para o período formativo.


Para Caio Bueno, que está com 21 anos, e entrou na Congregação em 2015, no Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste, o noviciado é o tempo propício para se preparar para acolher os votos religiosos com consciência.

“Espero que seja um tempo em que eu possa me encontrar para que, de fato, eu tenha um amadurecimento vocacional e professe com convicção e total liberdade, diante de Deus, ao final desse tempo de noviciado, os votos de pobreza, castidade e obediência na Congregação”, disse.

:: Seja um Missionário Redentorista! Clique e saiba mais

Para ele, a experiência ainda agrega um caráter todo especial ao ser enviado para a província goiana. “Vivenciar esta etapa de noviciado vai abrir meu horizonte para perceber a congregação vivendo sua missão de outro modo, em outro lugar, com outras pessoas e assim ver o quanto é rico o nosso carisma e quão grande é nossa missão. Vivenciar, esta etapa aqui em Goiás, creio que me fará perceber o porquê somos chamados a viver não como Redentoristas somente para uma província ou outra, mas sim para sermos missionários para o mundo, para as necessidades da Igreja, Povo de Deus”, reflete. 

No último dia 18 de janeiro, aconteceu a Missa de Abertura do Noviciado de Tietê, com missa presidida pelo novo superior provincial de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva, na presença do mestre de noviços, padre Pedro Paulo e Afonso Tremba, sócio do Noviciado, entre outros religiosos. 

Confira a galeria: 



Confira a lista dos jovens noviços de 2019, do Noviciado Santa Teresinha: 

Província de São Paulo
Pablo Vinícius Reis Moreira
Orlando Augusto Silva Cassiano

Província de Campo Grande
Azizi Manuel Tempesta
Fernando Manrubia Paes
Sócrates Emmanuel Pereira Pavon

Província do Rio de Janeiro
Thiago Costa Alves de Souza

Província de Goiás
Eurípedes da Silva Junior

Província de Porto Alegre
Gustavo Firmiano Flores

Vice-Província do Recife
Deivison Washington da Silva
Valmir Costa Silva

Vice-Província de Fortaleza
Francisco Walleinstein dos Santos Silva
Antônio Luis de Carvalho Filho

Província do Paraguai
José Miguel Cabrera Torres

Província de América Central
Marvin Emmanuel Velásquez González
Miguel Ángel Gutierriz Jimènez

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.