Notícias

O apóstolo Pedro, o medo e o chamado de Deus

O Senhor nos chama porque quer tornar-nos como Pedro, capazes de caminhar sobre as águas

Escrito por Thamara Gomes

28 JUN 2023 - 17H50 (Atualizada em 29 JUN 2023 - 08H16)

Shutterstock

A vocação é um mistério. Por vezes, Deus se apresenta para nós sem que a gente ao menos perceba. Quantas vezes o negamos, não damos ouvido ao seu chamado e Ele insiste em nos levar para o seu lado. E não acontece apenas conosco.

Pedro, líder entre os apóstolos, também teve seus momentos de incerteza, de medo, de angústia. Assim como no texto evangélico (cf. Mt 14, 22-33), que narra a experiência vivenciada por Jesus e Pedro durante uma tempestade no lago de Tiberíades. 

Quando os discípulos viram Jesus caminhando sobre as águas, começaram a pensar que se tratava de um fantasma e se assustaram. Mas Jesus imediatamente os tranquilizou com uma palavra, que deve acompanhar sempre a nossa vida e o nosso caminho vocacional: “Coragem! Sou Eu. Não tenham medo”.

Pedro, então, começa a andar sobre as águas. Mas, ao perceber o vento, fica com medo e começa a se afundar. Ouvindo o clamor daquele homem, Jesus estende a mão para salvá-lo.

Leia Mais8 passos para ser um Missionário RedentoristaA importância de assumir uma vida consagradaNossa trajetória vocacional segue o mesmo rumo. Esta fase de discernimento envolve amadurecimento, renúncias e tomada de decisões, por isso muitas vezes somos tomados pelo medo. Mas precisamos corajosamente abandonar nossas inseguranças para seguir os passos do Senhor.

De fato, não é uma aventura tranquila: cai a noite, sopra o vento contrário, o barco é sacudido pelas ondas, e há sempre o risco de deixar-se levar pelo medo de falhar. Não é possível que esta vocação seja para mim! Esta é mesmo a escolha certa?

Shutterstock
Shutterstock
Trajetória vocacional envolve amadurecimento, renúncias e tomada de decisões


O próprio Evangelho nos diz que não estamos sozinhos.
O Senhor nos chama porque quer tornar-nos como Pedro, capazes de caminhar sobre as águas, isto é, colocar nossa vida a serviço dos irmãos. Se desviarmos o olhar de Jesus, arriscamo-nos a afundar.

Que, como Pedro, possamos abrir o coração para descobrir o chamado que Deus nos faz. Que Ele no ajude a vencer o medo e a ter a coragem de dizer SIM.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...