No mês de junho, celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, coração santo e transbordante de amor por cada um de nós. Foi a partir da experiência da intimidade com o Coração de Jesus que os grandes santos entenderam a sua vocação e a sua missão. Celebrar esta solenidade é também celebrar a nossa busca pela santidade: assemelhar-se ao coração de Jesus, manso e humilde.
A Igreja católica traz consigo, em sua tradição, um carinho especial com o Sagrado Coração de Jesus. O coração, lugar de intimidade e da decisão, é o lugar por excelência do amor e da misericórdia, é onde tudo se encontra, se acalma. O assemelhar-se ao coração do Divino mestre é a meta do cristão, pois ter um coração semelhante ao coração de Jesus é, ao mesmo tempo, uma graça que o próprio Senhor nos concede e a busca de um ideal de vida de acordo com o que nos ensina o Evangelho. Esta busca é contínua, ou seja, todos os dias da nossa existência, pois sempre tem algo para ser melhorado dentro do coração do ser humano. E a pessoa que busca se aperfeiçoar mais a cada dia, tendo o coração de Jesus como modelo, está na busca da santidade.
Sabe-se que a Palavra vocação significa “chamado”. E quem faz esse convite? O próprio Senhor da Vida que atrai o ser humano para o seu amor. As batidas do Coração de Jesus chamam e atraem o ser humano, ou seja, o convite gentil feito a cada pessoa parte do próprio Senhor da vida. Convite singelo, mas provocativo, pois interpela o ser humano a mudanças existenciais. É preciso sair de si, tirando do próprio coração elementos e sentimentos que não são geradores de vida, e preencher daquilo que o ser humano é chamado por Deus: ter um coração semelhante ao de Jesus, misericordioso e bondoso. Só é possível se assemelhar a este coração se estivermos próximos dele, escutando de perto os seus ensinamentos, ou seja, é preciso comunhão e amizade com o próprio Jesus.
Leia MaisMaria, a vocacionada do PaiA vocação de São José segundo o Papa Francisco8 passos para ser um Missionário RedentoristaO Sagrado Coração de Jesus é a fonte das vocações, é o espaço da descoberta do amor sem limites, de doar-se por inteiro, sem deixar espaço para o egoísmo, ódio, vingança. O coração do vocacionado se encontra íntimo ao coração de Jesus, cheio da presença do amor do Pai celestial. Assemelhar-se a Jesus é permitir-se mergulhar no mistério de Deus, que nos ama e nos envolve em sua misericórdia, e, ao mesmo tempo, um esforço pessoal de se colocar no caminho de Jesus e viver o que Ele nos ensina no seu Evangelho.
Sentir-se vocacionado de Jesus é sentir-se apaixonado e atraído pelo seu coração sagrado, é entender que o amor é capaz de deixar tudo para encontrar o tudo que só o Senhor pode nos oferecer. Felizes são aqueles que se permitem ser amados por Cristo Jesus, pois a Redenção os alcançou e os redimiu. A experiência da fé cristã é perpassada pela confiança e adesão à pessoa de Jesus. O verdadeiro cristão é chamado a assumir um novo estilo de ser e de existir, tendo consigo os mesmos sentimentos do Mestre.
O vocacionado é a pessoa que se sente realizada e feliz em responder, com generosidade, ao chamamento de Deus. E a perseverança desse processo dependerá do grau de intimidade e proximidade com Jesus Cristo, o Santíssimo Redentor, pois Ele está à porta e bate. Se abrirmos as portas do nosso coração, Ele entrará e fará morada em nós (cf. Ap 3,20).
Fonte: Pe. Robson Araújo, CSsR
Nossa Senhora Aparecida e os Missionários Redentoristas
História de 130 anos de amor, respeito e gratidão dos filhos espirituais de Santo Afonso pela Padroeira do Brasil. Saiba mais!
20 sinais de que você pode ser padre!
Já parou para pensar em quais sinais ou qualidades indicam que alguém pode ser um bom candidato ao sacerdócio? Veja a lista!
Salve a Padroeira do Brasil, Mãe do Redentor!
Três humildes pescadores mostraram para o Brasil a manifestação amorosa de Deus quando, em sua rede, apareceu Aquela que reconstruiria a esperança e a fé do povo brasileiro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.