Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 20 OUT 2017 - 10H17

São Geraldo meu, roga por mim!

Era o ano de 1755, em Materdomini (Caposele), sul da Itália. Ir. Geraldo Majela, gravemente enfermo, coloca na porta de seu quarto a seguinte frase: Qui si sta facendo la volontà di Dio come vuole Dio e per quanto piace a Dio, que pode ser traduzida livremente assim:

“Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser.” São Geraldo

Essa frase expressa o projeto de santidade que Geraldo recebe do evangelho e encarna em sua vida por meio de seus trabalhos simples na comunidade redentorista, por meio da direção espiritual às irmãs religiosas e a todos que o procurassem. Era homem de oração, de constante sintonia com Deus e de uma liberdade interior que impressiona! Sempre tive o ardente desejo de visitar esse lugar para ver e contemplar essa frase.

Elisângela Cavalheiro
Elisângela Cavalheiro
Festa de São Geraldo Majela no Santuário Nacional

Tive a alegria de visitar esse lugar santo em julho de 2017, como parte integrante da conclusão dos dois anos vividos em Roma. O Santuário de São Geraldo está localizado num vilarejo simples chamado Materdomini, no sul da Itália. As montanhas que compõem a beleza natural convidam à oração e a profunda escuta de Deus. Como redentorista, pude fazer uma viagem na história e me deparar com o fato de que a grandeza da santidade de Geraldo foi construída na total simplicidade de sua vida. Os poucos anos intensos que viveu na congregação redentorista (1749-1755) foram suficientes para que ele demostrasse o que acontece quando de fato vivemos a Copiosa Redenção no cotidiano de nossa história.

:: São Geraldo Magela: como viver a vontade de Deus?

A marca desse santuário é o acolhimento das pessoas simples do campo, que acorrem a este lugar bendito para louvar a Mãe do Senhor e o santo Irmão Redentorista. No coração, trazem a fé simples e intensa; nos lábios as canções que manifestam a confiança na intercessão do santo irmão que ali está sepultado. O refrão mais cantado é este: San Gerardo mio, prega per me (São Geraldo meu, rogai por mim). É da boca dos humildes que brota a grande afirmação de que Geraldo era, a um só tempo, plenamente Redentorista e plenamente do povo.

Pe. Anísio Tavares
Pe. Anísio Tavares
Estátua de São Geraldo Majela em Materdomini - Itália

A sala dos milagres é dedicada às mamães gestantes e às criancinhas, que com fotos, roupas e relatos cheios de fé e agradecimento, louvam São Geraldo por sua intercessão. Também a sala das confissões acolhe o povo que aprendeu do Santo Irmão a necessidade constante de estar em sintonia com o amor de Deus. São multidões que acorrem aos confessionários, voltando para a casa com o coração renovado na liberdade filial que Cristo concede a todos por meio de sua Cruz.

:: Nos pés de São Geraldo tem uma caveira, por quê?

Durante o dia que estive ali, pude experimentar a acolhida dos confrades e ver no empenho de cada um deles o ardor missionário no anúncio da Boa Nova. Depois desse contato mais concreto com a vida de Geraldo e com a missão redentorista ali desenvolvida, posso afirmar que voltei mais fortalecido em minha vocação. Dessa breve visita, trago no coração e compartilho uma experiência muito forte: A santidade é um projeto que Deus mesmo coloca no coração de cada um como condição para viver a simplicidade de seu reino e ser feliz plenamente na vivência do amor. Onde ser santo? Aqui e agora! Basta abrimos o coração para dizer com todo nosso ser: aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto quiser.

Oh São Geraldo, rogai por nós!

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.