Notícias

Uma experiência Vocacional no Brasil

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

04 JUN 2022 - 07H00

arquivo pessoal

Na vida de um religioso ou uma pessoa consagrada a Deus é comum fazerem o pedido de narrar a sua vocação, do momento especial no qual sentiu o chamado de Deus. Fr. Jovani tem a convicção de que Deus fala sempre na vida das pessoas, ainda que não reconheçam a sua voz. Por isso, ao aceitar o pedido de falar de sua experiência vocacional, vai falar de alguns momentos especiais do seu chamado, sem perder de vista, que Deus esteve presente durante toda a sua vida, nada foi coincidência.

O primeiro elemento vocacional que Fr. Jovani destaca no seu chamado é a família, ela é como aquela terra boa do evangelho, onde a semente cresceu, desenvolveu-se e deu frutos (cf. Mc 4, 8). Jovani Cuéllar Peña, nasceu no dia 15 de julho de 1998, tem 23 anos e é o terceiro filho de Arnulfo Cuéllar e Ana Ider Peña. Tem cinco irmãs e um irmão. Nasceu em um povo (município) chamado Oporapa, do departamento (Estado) da Huíla, ao sul da Colômbia. Este foi o terreno próprio e adequado que Deus preparou, para o desenvolvimento de sua experiência de fé.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Fr. Jovani


O segundo elemento essencial em sua vocação é a Congregação do Santíssimo Redentor. Em novembro do ano 2012, quando suas aspirações estavam distantes de Deus, um missionário redentorista foi à sua escola e depois de falar da família Alfonsiana, como também, a possibilidade de pertencer a ela; percebeu que sua vida teve um rumo totalmente diferente. Foi aí que começou um processo de discernimento e no ano 2014 entrou no Seminário Menor - São Clemente Maria Hofbauer. A missão e vida comunitária da família redentorista, cujo centro é Jesus Cristo, foram as razões que o fizeram doar sua vida à iniciativa começada por Santo Afonso.

No ano de 2022, com mais de oito anos de formação na família redentorista, Jovani está vivendo uma oportunidade única em seu processo formativo. Ele foi nomeado pela província redentorista da Colômbia, para viver um ano de estágio pastoral no Brasil, especificamente em Aparecida, “na casa da Mãe”. Para o jovem missionário a experiência no Santuário Nacional é muito enriquecedora em todos os aspectos. Por exemplo, no nível espiritual, Jovani sente que sua fé está sendo fortalecida através da fé do povo brasileiro e confirma que a casa da mãe é um lugar privilegiado de encontro com seu filho Jesus. No nível pastoral, está maravilhado pelo trabalho que fazem seus confrades brasileiros da Província de São Paulo, os quais usam todos os meios possíveis (destaca a tecnologia) para que as pessoas possam viver uma grata experiência na casa de Nossa Senhora Aparecida. No nível comunitário da vida redentorista, encontrou pessoas talentosas, espirituais, trabalhadoras e acolhedoras. O melhor ambiente possível para se viver um estágio incrível.

Enfim, o Senhor fez, faz e continuará fazendo em mim, maravilhas (cf. Lc 1,)

Seja um Missionário Redentorista!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...