Por Thamara Gomes Em Notícias Atualizada em 18 DEZ 2018 - 11H09

Uma Igreja à escuta dos jovens

O Papa Francisco, Bispos do mundo inteiro e toda a Igreja se propuseram a ouvir e dialogar com os jovens católicos durante todo o processo que culminou na Assembleia Sinodal, realizada no mês de outubro de 2018.

:: Romaria da juventude tem data marcada

Para que sacerdotes, religiosos e leigos possam caminhar na mesma direção, foi apresentado um documento que aborda os temas sobre os quais os padres sinodais se concentraram com particular intensidade e paixão. O texto final, fruto do discernimento realizado durante a Assembleia, é uma espécie de roteiro para orientar os próximos passos que a Igreja como um todo é chamada a dar.

Vatican Media
Vatican Media
Documento final do Sínodo dos Jovens está disponível também em português.


De maneira especial, o documento fala sobre o valor da escuta, sobre ouvir e ver com empatia. Os jovens exprimem o desejo de ser ouvidos, reconhecidos e acompanhados. Muitos sentem, por experiência, que a sua voz não é considerada interessante nem útil no âmbito social e eclesial.

A proposta é que os jovens possam oferecer a sua contribuição para a comunidade, ajudando-a a reconhecer novas sensibilidades e possibilidades, estabelecendo as condições para um anúncio do Evangelho que alcance verdadeiramente, de modo incisivo e fecundo, o coração das pessoas.

:: 3 dicas do Papa Francisco para os jovens

O mistério da vocação

No capítulo que trata especialmente de vocação, são apresentados traços fundamentais do discernimento, como a escuta e o reconhecimento da iniciativa divina, a experiência pessoal, uma compreensão progressiva e um destino comunitário.

A vocação é comparada a uma longa viagem, que requer tempo para ser entendida e interpretada; um chamado que revela-se progressivamente. Muitos jovens, no entanto, precisam de ser ajudados a assimilar as diversas experiências e a interpretá-las numa perspectiva de fé, superando o risco de dispersão e reconhecendo os sinais com que Deus lhes fala. Na descoberta da vocação, nem tudo aparece imediatamente claro, mas são revelados na medida em que se caminha neste percurso de discernimento.

Leia, na íntegra, o Documento Final do Sínodo dos Bispos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...