O recolhimento de espírito é o esforço constante do homem para se afastar das coisas externas e da reflexão sobre si mesmo.
Tal virtude tem por si um caráter de escolha, com ensina Santa Teresa de Ávila: “separar-se de todas as coisas, para aproximar-se interiormente do Senhor”.
Leia MaisNão há vocação sem cruz5 personagens bíblicos para inspirar sua vocação O recolhimento implica desapego! Não por desprezo das coisas, mas para escolher um bem maior, para permanecer em Cristo.
Somos convidados a criar esta intimidade com Deus. No fundo, recolhimento de espírito não é senão “a oração de desejo”, do amor silencioso (Santo Agostinho).
A vocação à vida consagrada nasce desta contemplação, de momentos de intensa comunhão e de uma profunda relação de amizade com Cristo. É assim que amadure o desejo de estar sempre com o Senhor.
PALAVRA DE DEUS
A "parábola da videira", no capítulo 15 do Evangelho de João, Jesus se declara a videira verdadeira e seus seguidores, os ramos, são dependentes Dele para darem fruto espiritual.
“Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim”. (Jo 15, 4)
A VIRTUDE DO RECOLHIMENTO DE ESPÍRITO NA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
“Para que participem o mais íntima e frutuosamente possível do sacrossanto mistério da Eucaristia e da vida litúrgica, e para que se alimente mais abundantemente toda a sua vida espiritual, os Redentoristas, tanto em casa quanto fora dela, darão máxima importância à oração mental (cf. Mt 6, 6), a qual se orientará principalmente para a contemplação dos mistérios da Redenção” (Const. CSSR, n. 31).
Impossível ser Redentorista sem ser palavra viva, com Jesus, imerso em Deus de onde jorra ‘água viva’ que sacia, converte, santifica. (Gervásio, 1980, p. 103).
Baixe gratuitamente o subsídio "Orar com o Redentor" do mês de outubro e reze pelas vocações redentoristas!
Redentoristas são acolhidos por Papa Leão XIV no Vaticano
Santo Padre abençoou os missionários e recordou sua visita anterior a Aparecida, reforçando o compromisso da Congregação com a obra de Santo Afonso. Confira!
Redentoristas se preparam para audiência com Papa Leão XIV
Delegação Redentorista apresentará ao Papa Leão XIV os frutos da comunicação evangelizadora e entregará imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida em Roma
Santo Afonso Maria de Ligório e a Busca pela Vida Autêntica
Entenda como a meditação sobre a finitude da vida, proposta por Santo Afonso no livro "Preparação para Morte", é um instrumento de conversão e reavaliação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.