Toda vocação é um convite de Jesus que brota da ação amorosa de Deus Pai. É graça, pois, agindo em nós, transforma nossa realidade em vista da plena realização do Reino dos Céus, onde a fraternidade e o amor são expressões fundamentais e indispensáveis.
Nossa vocação não é fruto de nossos méritos, de nosso status social, e sim da gratuidade de Jesus Cristo que chama “os que Ele mesmo quis”. Por isso, é necessária uma maior proximidade com o Senhor da Messe, através da oração, da meditação da Palavra de Deus, da participação na vida em comunidade e da atenção aos sinais dos tempos; esses são alguns meios pelos quais Jesus se comunica conosco.
A partir da experiência de proximidade com Jesus Cristo, da abertura dos nossos corações, a Redenção se torna copiosa e abraça toda nossa vida; é a vida nova que se fortalece com a Ressurreição. Assim poderemos crescer e florescer como pessoas, como filhos e filhas amados por Deus.
A experiência que temos com o Senhor é revigorada pelo Espírito Santo, que nos impele a comunicá-la aos outros, possibilitando que todos tenham acesso à redenção abundante. A espiritualidade como encontro com o Senhor é alimentada pela missão, e o testemunho da experiência com Jesus anima e fortalece a comunidade.
Com isso, “chamado e resposta, dom e tarefa formam uma unidade na ação de Deus, não se separam. Na escuta do chamado, pode se dar o milagre da resposta, da acolhida na fé” (Manual para o 3º Ano Vocacional do Brasil, p. 54). Jesus comunica seu projeto de amor através do Espírito Santo que habita em nós, e compreendemos como milagre porque tem a capacidade de transformar nossas vidas, nossa sociedade, nosso mundo e conduzir-nos à verdadeira liberdade.
No entanto, para o milagre acontecer é preciso nossa resposta como compromisso de continuar os gestos e os ensinamentos de Jesus, Redentor da humanidade. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Sejamos, pois, construtores de pontes, promotores da vida e da dignidade humana, defensores da justiça do Reino em favor dos pobres principalmente, e semeadores da boa semente da Palavra de Deus.
Vivamos nossa vocação com alegria e esperança. Que Maria, Mãe das vocações, interceda por nós para que nossa resposta ao chamado de Jesus seja sincera, confiante e disponível. Amém.
Para refletir:
1. Como está nossa proximidade com Jesus e nossa participação na vida comunitária?
2. Quais são os frutos que a redenção abundante de Cristo Ressuscitado tem gerado na minha vida?
3. Qual é a minha resposta e meu compromisso diante da vocação recebida?
Aparecida recebe Romaria de Familiares dos Redentoristas
Romaria e encontro oportuniza momentos de grande alegria, convívio, formação e espiritualidade.
Conheça o Centro de Assistência Social Padre Antônio Borges
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de Sacramento, interior de Minas Gerais
Testemunho Vocacional: Fr. Lucas Martins, C.Ss.R.
Frater Lucas nasceu em Paraty (RJ), é filho único e atuou em diversas pastorais. Conheça sua história de vida!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.