Portal A12

Santo do Dia

Busque por:

Santa Águeda (Ágata)
Intercede por: Mastologia e das pacientes que sofrem de câncer mamário | Localização: Catânia, Itália

Águeda, ou Ágata, nasceu em Catânia na ilha da Sicília, Itália, aproximadamente no ano de 230. De família nobre e rica, era bonita, inteligente, e muito religiosa. Por isso consagrou a Deus sua virgindade.

Contudo um homem poderoso da cidade a pediu em casamento. Sendo recusado, ela foi então denunciada como cristã, numa época em que o imperador romano Décio perseguia cruelmente a Igreja. Ágata foi presa e humilhada durante o processo de condenação. O governador de Catânia a entregou a uma mulher de má vida na tentativa de corrompê-la. Isto não funcionou, então ela foi esbofeteada e chicoteada; nua, foi arrastada sobre cacos de vasos e brasas; cortaram-lhe os seios.

A esta brutalidade, disse Ágata ao juiz: “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”. Uma tradição diz que na mesma noite São Pedro lhe apareceu e curou a mutilação. Mas as torturas continuaram, lentamente, até a sua morte, por volta de 254. Um ano depois do seu falecimento, o vulcão Etna entrou em erupção. A população de Catânia, tomando o véu que cobria o seu sepulcro, o atirou contra as lavas, que pararam imediatamente, sendo assim preservada a cidade. O dia, 5 de fevereiro, ficou sendo o da sua memória litúrgica.

 Santa Ágata é uma das santas mais conhecida mártires católicas desde o século IV, e sua conduta heroica lhe mereceu ter o nome no Cânon da Missa. Até hoje é muito venerada na Itália, sendo padroeira das mulheres que sofrem de problemas nos seios.

Colaboração: José Duarte de Barros Filho



Reflexão:

Santa Ágata é mais um maravilhoso exemplo da fidelidade total a Cristo, à Fé e à Igreja. Se revestidos do Espírito Santo, todos os fiéis podem dar o mesmo testemunho de rejeitar a vida mundana, esquecida de Deus, e receber a plenitude das promessas de Jesus, a perfeita vida infinita com a Trindade. Este mundo inevitavelmente passa; e se bem que Deus não exija em geral dos Seus filhos provas tão difíceis como o martírio cruento, é necessário que nos disponhamos, mesmo com sacrifícios, a colocar sempre em primeiro lugar o seguimento a Deus, diante das pressões e tentações do “mais fácil” que a vida terrena sempre oferece.

Oração:

Senhor, por intercessão de Santa Ágata, dai-nos a sua mesma coragem, fortaleza e Fé, nutrindo-nos constantemente com o alimento que, por Vossa e Nossa Mãe a Virgem Maria, nos destes para a Salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Pão Eucarístico. Amém.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.