Por Marília Ribeiro Em Notícias

Devotos de Aparecida celebram a Padroeira do Brasil e a abertura do Ano Jubilar e Mariano

nicho 12 out 2016 - foto: Thiago Leon

Após nove dias de novena em preparação a Festa da Rainha e Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional amanheceu neste dia 12 de outubro, repleto de devotos de Nossa Senhora Aparecida.  As festividades da Mãe Aparecida tiveram início com a Vigília Mariana que aconteceu das 00h00 às 4h30.

missa crianças 12 out 2016Às 7h, o Dia das Crianças foi celebrado na Santa Missa das Crianças no Altar Central, presidida pelo padre Aloísio Mota, Missionário Redentorista. Com a basílica repleta de crianças, que também participaram da liturgia por meio das leituras, servindo no altar e compondo o coral, com as crianças do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida), padre Aloísio lembrou a importância de olharmos para as crianças como aprendizes.

“Vamos olhar para as nossas crianças como aprendizes, precisamos aprender com elas, precisamos olhar para as crianças como aprendizes de sua inocência, da sua capacidade de perdoar, da sua capacidade de olhar sempre para o futuro com esperança”.  O sacerdote conclui dizendo: “O lugar delas é na escola, mas o lugar delas também é como professoras de nós adultos, que ensina para nós como é o verdadeiro discipulado”.



Lançamento do carimbo e medalha comemorativa dos 300 anos
Outro momento importante, neste dia, foi o lançamento de um carimbo e medalha para marcar a abertura do Ano Jubilar e do Ano Mariano.  Participaram desse lançamento o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida e representantes dos Correios e da Casa da Moeda no Brasil. Saiba mais.

O carimbo comemorativo será para as correspondências que saírem dos correios de Aparecida, pelo período de um mês.  A medalha comemorativa em bronze, está a venda na loja do Santuário de Aparecida.

Assista o Lançamento do carimbo comemorativo


Lançamento da medalha dos 300 anos


Missa Solene
Na Santa Missa Solene às 9h, diversas autoridades, religiosos e devotos acompanharam a entrada da pequenina imagem de Aparecida e se emocionaram com o carro andor, representando um sol, nos lembrando que Maria é a luz que nos guia, para chegar a Jesus.



A Festa da Padroeira desse ano traz o tema “O Rosto Misericordioso de Maria” e Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, em sua homilia salientou a intercessão de Maria, afirmando que Ela não desampara nenhum de seus filhos.

“Maria, mãe de Deus, é a mãe da misericórdia. “Ela tem as chaves do coração de Deus” e a Ela podemos acudir, a qualquer momento, cheios de confiança, pois nunca se ouviu dizer que alguém tenha recorrido a Ela e fosse por Ela desamparado.”

O Cardeal frisou o significado especial das comemorações desse ano com a abertura das celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul e o Ano Nacional Mariano.

“A CNBB, com o intuito de incentivar toda a Igreja no Brasil a participar da celebração do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, instituiu o Ano Nacional Mariano que se inicia, também, hoje e que certamente muito contribuirá para aumentar o amor e a devoção a Nossa Senhora. A Igreja no Brasil está convidada, durante  o Jubileu e o Ano Mariano,  a  se unir em ação de graças a Deus pelos inúmeros benefícios que Ele por intercessão da Padroeira do Brasil, tem derramado sobre o povo brasileiro ao longo desses 300 anos”.



Ao final de sua homilia Dom Raymundo cumprimentou as crianças e leu a mensagem que o papa Francisco enviou ao Santuário de Aparecida em virtude da Semana da Criança.  Leia a carta, clicando aqui.

Coletiva de Imprensa
coletiva 12 out 2016 - foto Ivan Simas

Após a Missa Solene o Santuário de Aparecida realizou uma entrevista coletiva com a participação do governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, o reitor do Santuário de Aparecida padre João Batista de Almeida, o secretario de turismo do estado Laercio Benko, o secretário do estado de segurança pública Mágino Alves Barbosa Filho, o presidente da Casa da Moeda Alexandre Borges Cabral e a coronel do 23º Batalhão da Polícia Militar do estado de São Paulo Eliane Nikoluk. O cardeal arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis iniciou a coletiva destacando o significado das celebrações da Padroeira nesse ano, em seguida foi aberto para as perguntas da imprensa.

Durante as respostas aos jornalistas o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou a entrega da recuperação da rodovia SP 62 em março de 2017, o repasse de verbas de quatro e meio milhões de reais para a Santa Casa de Aparecida e a parceria com a prefeitura para o tratamento de esgoto na cidade.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...