Por Valquíria Vieira Em Notícias

Irmã Lina Boff fala da mulher na Bíblia durante IX Congresso Mariológico em Aparecida

O primeiro dia do IX Congresso Mariológico da Academia Marial de Aparecida (SP) contou na tarde de hoje com a palestra da Irmã Lina Boff que falou da mulher na Bíblia.

congresso_mariologico_a_mulher_na_biblia_valquiria_vieira_2A palestra foi aberta por um momento oracional que lembrou algumas mulheres da bíblia desde o antigo testamento e o padre Joãozinho, scj, recepcionou e apresentou a palestrante.

Irmã Lina Boff iniciou sua palestra contando um pouco da sua experiência como religiosa no Acre, no Rio de Janeiro, na África, Coréia, Filipinas e Moçambique.

A palestrante explicou o tema da sua palestra e como a mulher evoca a divindade.

 

congresso_mariologico_a_mulher_na_biblia_valquiria_vieira_4“Vamos falar do mistério feminino, por que Maria faz parte desse mistério. Eu escolhi o tem ‘A imagem da mulher na Bíblia é a filha predileta do Pai’. A imagem da mulher na Bíblia, e a partir da teologia prática que aprendi com o povo, essa imagem evoca a divindade, o povo oriental atribui a cada imagem que é sempre uma co-participação do ser humano que representa. A imagem nos leva a participar do mistério que exprime, essa participação não pode ser encontrada apenas nas mulheres do antigo testamento, passando pelo novo, mas até nossos dias, nas mulheres que expressam a relação com pessoa com Deus e a iniciativa desse deus para com o seu povo através da imagem da mulher como filha predileta do Pai”, colocou.

 

"Maria foi uma mulher como cada um de nós, por que a Graça que a tocou está nos tocando até hoje"

Lina Boff destacou ainda durante sua palestra, como a Graça que Maria não teve privilégios e sim foi tocada pela graça que nos toca até hoje.

“Maria foi uma mulher como cada um de nós, por que a Graça que a tocou está nos tocando até hoje. A Graça é Graça, não tem medida, a graça cobre a pessoa. O que Maria fez é não utilizar da tendência ao mal que ela tinha, porque todos nós temos uma tendência ao mal, nascemos sem culpa com esse mal, qual é esse mal? A tendência de perdemos a consciência que somos filhos do Criados, mas queremos ser o Criador”, apontou.

No período da tarde desta quinta-feira os participantes do Congresso Mariológico tiveram ainda um momento de bate-papo com Lina Boff com perguntas e interação.

O texto da palestra da Irmã Lina Boff será publicado posteriormente aqui na página da Academia Marial.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...