Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Missa no Santuário abre atividades do IX Congresso Mariológico

O Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Academia Marial de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, presidiu nesta quinta-feira (10), a missa oficial de abertura do IX Congresso Mariológico, no Santuário Nacional de Aparecida.

A Missa de Aparecida, que foi celebrada às 9h, no Altar Central da Casa da Virgem de Aparecida, reuniu os participantes do IX Congresso Mariológico e foi concelebrada pelo bispo emérito de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, O.P., pelo superior provincial da Província de São Paulo, padre Rogério Gomes e diversos sacerdotes.

 
 

Dom Damasceno saudou os congressistas e destacou a temática do encontro ‘Iconografia de Aparecida - Teologia da Imagem de Nossa Senhora Aparecida’.

“Quando falamos em iconografia cristã, estamos falando de imagem, pintura da Virgem Maria e dos Santos, e do legítimo culto às imagens. A veneração da imagem de Nossa Senhora e dos santos deve nos remeter sempre a Cristo, imagem revelada do Pai. O culto verdadeiro e autêntico da Santíssima Virgem Maria e dos Santos deve nos ajudar em nosso caminho de santificação que consiste no seguimento de Jesus para nos tornarmos , cada vez mais, discípulos missionários”.

Sobre o Evangelho proclamado (LC 6,27-38), Dom Damasceno ressaltou que os pastores foram a Belém, depois que o Anjo lhes havia anunciado que um Salvador, o Cristo Senhor, tinha nascido na cidade de Davi. Os pastores “encontraram Maria , José e o menino, deitado numa manjedoura.” Todos se admiravam do que diziam os pastores.

“Maria escutava e rezava: 'Maria conservava todas aquelas palavras, meditando-as em seu coração'. Maria interiorizava todas as experiências da vida, buscando o significado dos momentos mais difíceis e dos mais belos que viverá com seu Filho. O Magnificat é um canto, uma oração de louvor, de agradecimento a Deus pelas maravilhas que Deus fez em sua serva Maria. Ele é fruto da oração, da meditação de Maria sobre a presença misteriosa de Deus nos acontecimentos que ela está vivendo. Deus presente naquela criança, envolta em faixas, deixado numa manjedoura”.

“Que possamos aprender de Maria a ler os acontecimentos de nossa vida e do mundo com a atitude de Maria: atitude de oração e de reflexão, para reconhecer a presença misteriosa de Deus em nossa vida. Desejo a todos os participantes do 9º. Congresso Mariológico, que se inicia com esta Celebração Eucarística, um frutuoso encontro”, finalizou o Cardeal.

Abertura do IX Congresso Mariológico da Academia Marial

 
 

As atividades do IX Congresso Mariológico da Academia Marial continuam no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida. O congresso reúne estudantes, seminaristas, religiosos, leigos e estudiosos sobre a pessoa da Virgem Maria e o seu papel na revelação divina.

A abertura oficial foi feita pelo Cardeal Raymundo Damasceno. Os congressistas participam da primeira palestra com o tema ‘Imagem de Aparecida e Imago Dei’ com o Pe. Osmar Cavaca.

No período da tarde refletem o tema ‘Imagem da mulher na Bíblia’, conduzida pela professora Lina Boff. Os participantes podem conferir também a Exposição 'Nossa Senhora na Arte'.

.:: Confira a programação do Congresso ::.

Confira a programação completa do Congresso Mariológico no site: www.A12.com/academia

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...