Notícias

São João Paulo II visitou o Santuário Nacional há exatos 43 anos

Em 4 de julho de 1980, foi a primeira vez que o maior templo mariano do mundo recebeu a visita de um Papa

Escrito por Victor Hugo Barros

04 JUL 2016 - 11H41 (Atualizada em 04 JUL 2023 - 11H05)

CDM Santuário Nacional

Leia MaisDicas de São João Paulo II para rezar bem o RosárioA devoção de São João Paulo II a Nossa SenhoraO Santuário Nacional comemora, nesta terça-feira (4), 43 anos de sua sagração e da recepção do título de Basílica.

O templo, maior do mundo dedicado à Virgem Maria, teve seu altar abençoado pelo Papa João Paulo II, hoje canonizado, no dia 4 de julho de 1980, durante a primeira visita do Santo Padre ao Brasil.

Na oportunidade, o Papa também elevou a nova igreja ao título de Basílica Menor.

A cerimônia pode ser comparada à “inauguração” do templo religioso, já que por meio das orações e da unção com o óleo, o edifício passa a ser destinado exclusivamente às celebrações e rituais da Igreja.

Thiago Leon/CDM Santuário Nacinal
Thiago Leon/CDM Santuário Nacinal
Papa João Paulo II no Santuário Nacional em 1980


Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional explicou sobre o significado e importância do Santo Padre ter consagrado e dedicado o Santuário.

“A palavra Basílica tem a origem do termo grego basiliké que significa o ‘Tribunal da Justiça’, mas os Papas ao longo da história conferem o título de Basílica a muitas igrejas que se destacam pelo trabalho de evangelização e muito mais do que causa de Justiça.  

Nós compreendemos que a Basílica é a Casa da Misericórdia, é aqui que nós encontramos a misericórdia do Senhor que nos visitou, que nos preparou, que nos consagrou através da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Portanto, a Basílica Nacional de Aparecida é a casa de Maria, morada de Deus, lugar de encontro de irmãos e irmãs. Este Santuário é a casa do povo de Deus, aqui bate o coração católico do Brasil!, afirmou o Sacerdote.

Na celebração de 1980, uma multidão de 300 mil pessoas acompanhou a missa campal, celebrada na área norte do Santuário Nacional, hoje conhecida como esplanada São João Paulo II.

Entre os diversos sacerdotes que estiveram presentes naquele dia, estava o Missionário Redentorista padre Agostinho Frasson. Ele lembra com carinho o momento em que o Santo Padre ingressou no templo e rezou as orações próprias para o rito de dedicação do Altar.

“Foi impressionante a entrada do Papa com a comitiva de sacerdotes e cerimoniários que o ajudaram. Havia também quatorze seminaristas que iriam cantar um dos Salmos que estavam programados na celebração. Quando ele subiu os degraus do presbitério e bateu o báculo no chão, olhou pra mim. A emoção naquele momento de sagração foi muito pessoal.”

Ao fim da celebração, o Papa abençoou o povo com a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida e surpreendeu a todos, concedendo à nova igreja o título de Basílica Menor.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional

Ao concluir a sua visita, São João Paulo II rezou:

Nossa Senhora Aparecida, abençoai este vosso Santuário e os que nele trabalham, abençoai este povo que aqui ora e canta, abençoai todos os vossos filhos, abençoai o Brasil!

O pontífice ofereceu ainda um presente inesperado: cinco mosaicos fabricados no Vaticano e destinados à Nova Basílica. Nele, são representados os quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal, símbolo de Cristo.

O presente papal hoje encontra-se na Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica, como testemunha silenciosa da primeira visita de um papa ao Santuário da Padroeira.

O que é uma "Basílica Menor"

O título honorífico concedido pelo Papa João Paulo II é o mesmo concedido a outras igrejas em diversos países do mundo. Acontece sempre que os templos são considerados importantes por diversos motivos, como a veneração que lhe devotam os cristãos, a transcendência histórica e a beleza artística de sua arquitetura.

Já as Basílicas Maiores são quatro igrejas em Roma, diretamente sob a autoridade papal. Passados 43 anos daquele dia histórico, a Mãe Aparecida continua derramando bênçãos e protegendo seus filhos com seu manto sagrado.

Veja também: Dom Orlando fala sobre a visita de São João Paulo II em Aparecida

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...