Palavra do Associado

A devoção de São João Paulo II a Nossa Senhora

Um exemplo para nós, os Católicos

Escrito por Academia Marial

24 NOV 2021 - 09H25 (Atualizada em 24 NOV 2021 - 10H32)

Reprodução: Vatican News João Paulo II Bênção da Noite (Reprodução: Vatican News)

São João Paulo II consagrou-se totalmente a Nossa Senhora em seu pontificado durante 27 anos à frente da Igreja como como Pastor benevolente. Nós visualizamos esta verdade inquestionável através do seu brazão pontifical intitulado “Totus Tuus ego sum”, traduzido do latim significa “Sou completamente Teu”. Foi esse o lema escolhido por João Paulo II para o seu pontificado, ele testemunhou a importância da devoção mariana em nossas vidas e renovou em nossos íntimos a sólida piedade mariana.

Em suas viagens pastorais pelo mundo todo, sobretudo pelo Brasil, a nação que tem por Padroeira Nossa Senhora Aparecida que fica no Santuário Nacional de Aparecida, no Vale Paraíba, Estado de São Paulo, na Região Sudeste do Brasil, era comum se reservar um espaço para poder visitar os Santuários e Basílicas dedicados a Nossa Senhora. Entre tantas, o Santo “súbito”, título que ganhou no dia de suas exéquias no Vaticano, ele visitou a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México; o Santuário de Fátima em Portugal; o Santuário de Jasna Góra em Czestochowa, na Polônia; o Santuário da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário de Pompéia; a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, na França, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo no Brasil. Em todas essas ocasiões, de joelhos, São João Paulo II, em profunda oração, se dirigiu a Nossa Senhora, afirmando: “Mulher, eis o teu filho!” (Jo 20,26).

A origem da devoção e da piedade mariana na vida de São João Paulo II, Karol Wojtyla, está relacionada à Polônia. Vejamos o seu testemunho:

“A veneração à Mãe de Deus, na sua forma tradicional, recebi-a da família e da Paróquia de Wadowice. Lembro-me que, na igreja paroquial, havia uma capela lateral dedicada à Mãe do Perpétuo Socorro, aonde iam pela manhã, antes do início das aulas, os estudantes do ginásio. O escapulário de Nossa Senhora do Carmo eu o recebi, aos 10 anos, e ainda agora o trago. Houve um tempo em que, de certa forma, pus em discussão o meu culto por Maria, temendo que se dilatasse excessivamente e acabasse comprometendo a supremacia do culto devido a Cristo. Foi então que veio em minha ajuda o livro de São Luís Maria Grignion de Montfort, o ‘Tratado da verdadeira devoção à Virgem Maria’. Nele encontrei a resposta às minhas perplexidades. Sim, Maria aproxima-nos de Cristo, conduz-nos a Ele, com a condição de que se viva o seu mistério em Cristo. (Dom e mistério).”

Ainda explanando sobre a sua devoção à Virgem Maria, São João Paulo II nos disse em Aparecida:



“A devoção a Maria é fonte de vida profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos. Ela nos orienta para Jesus: ‘Fazei o que Ele vos disser’. E, como outrora em Caná da Galileia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d’Ele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria: Ela é sempre a “Mãe de Deus e nossa!” (Homilia do Santo Padre João Paulo II em Aparecida, em julho de 1980).

Essa foi uma constante lição de São João Paulo II: A autêntica devoção mariana é, em sua essência, cristocêntrica, radicada profundamente no Mistério trinitário de Deus. “A função maternal de Maria para com os homens, de modo algum obscurece ou diminui esta única mediação de Cristo” (Redemptoris Mater, 22).

Por Pe. Sílvio Firmo do Nascimento
Membro da Academia Marial de Aparecida – AMA
Diocese de São João del-Rei – MG

Aparecida – SP, 12 de outubro de 2021

Leia o artigo na íntegra

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.