Por Polyana Gonzaga Em Terço dos Homens

Reitor faz balanço do movimento e atividades do Santuário Nacional em 2015

Movimento no Santuário Nacional

Foto: Thiago Leon

 

Milhares de peregrinos de várias partes do Brasil e do mundo movimentaram os corredores do Santuário Nacional de Aparecida em 2015.

De acordo com os números apresentados pela Basílica de Aparecida, foram 12.112.583 visitantes ao longo dos doze meses do ano.

No primeiro semestre do ano passado o Santuário acolheu 5.125.945 de peregrinos. O maior movimento se deu no segundo semestre do ano onde 6.986.638 visitantes passaram aos pés da Virgem de Aparecida.

Na contramão da crise, o turismo religioso cresce a cada ano em Aparecida. Sobre o crescente movimento do Santuário Nacional, o reitor padre João Batista de Almeida afirmou que o turismo religioso é uma opção para milhares de famílias e que a cidade é geograficamente privilegiada.

“Estamos geograficamente bem localizados entre grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e próximo ao Estado de Minas Gerais. O Turismo Religioso é uma opção para a prática de fé e também de lazer”, afirmou.

Grandes momentos de 2015

Terço dos Homens - Thiago Leon

Foto: Thiago Leon

 

Padre João Batista citou a Romaria Nacional do Terço dos Homens, em fevereiro passado, que reuniu mais de 40 mil homens na Basílica de Aparecida.

“Acolhemos também a Assembleia da CNBB que atrai os olhares do Brasil para Aparecida, além de outros eventos e romarias”.

O reitor ainda citou a 7ª Peregrinação e o 5º Simpósio Nacional da Família, o Seminário Nacional da Vida Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática Católica, grandes e tradicionais romarias como da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da Arquidiocese de São Paulo, entre outras dioceses.

“A Novena e Festa da Padroeira 2015 foi um momento muito importante de oração para o Santuário e para a devoção mariana”. Padre João Batista ainda ressaltou três atividades importantes para a juventude: A Vigília da Juventude, que aconteceu durante a Assembleia dos bispos, o lançamento do projeto Rota 300 e a Vigília da Juventude ocorrida durante a Festa da Padroeira.

“Estes três grandes eventos nos inspiraram a fazer uma programação com atividades para a juventude a partir deste ano de 2016”, disse o reitor referindo-se ao projeto JUMI - Juventude em Missão, com intuito de envolver a juventude nas atividades de preparação para os 300 Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.  [Acesse o site do JUMI]

Jubileu dos 300 anos

Imagem Jubilar de Aparecida segue em peregrinação na Arquidiocese de Vitória (ES)

Foto: Thiago Leon

 

Além destes milhões de devotos que visitaram o Santuário Nacional, outros tantos tiveram a oportunidade de também expressar sua devoção à Padroeira do Brasil em suas próprias dioceses.

As atividades em preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em 2017, devem ser ainda mais intensificadas em 2016. Dezenas de (arqui)dioceses brasileiras já receberam a Imagem peregrina jubilar. [Acesse o site do jubileu de 300 anos]

“Sentimos um grande ardor missionário por parte das (arqui)dioceses. Mesmo as mais distantes como do Norte e Nordeste tem marcado presença com o clero e seus fiéis. A visita de Nossa Senhora Aparecida proporciona ao clero e aos missionários a possibilidade de ir a lugares onde costumeiramente não vão. Nossa Senhora Aparecida está abrindo as portas destes lugares”, afirmou.

O Santuário, administrado pelos Missionários Redentoristas desde 1894, possuiu grande infraestrutura para o acolhimento destes milhares de peregrinos todos os ano. Diversos serviços estão a disposição do visitante. [Acesse o site e veja mais]

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Terço dos Homens

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.