Festa da Padroeira

Família dos Devotos é inspiração do 9º e último dia da Novena da tarde

Escrito por Mário Pereira

03 OUT 2023 - 17H20 (Atualizada em 12 OUT 2023 - 11H25)

Thiago Leon

O 9º e último dia da Novena da tarde foi celebrado nesta quarta-feira (11), no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida. Após oito dias de súplicas para a Mãe Aparecida, com aprendizados em torno das vocações da Igreja de Deus, chegamos ao último dia de preparação para a Festa da Padroeira 2023, com o tema “Maria, ensinai-nos a perseverar como Família dos Devotos”.

A pregação do dia foi realizada pelo Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R, pároco da Paróquia Santuário São Geraldo Majella, de Sorocaba (SP). O Missionário Redentorista, que foi ecônomo do Santuário Nacional em duas oportunidades (2009 a 2015 / 2019 a 2022), nos recordou como a Família dos Devotos permaneceu fiel no projeto evangelizador da Casa da Mãe Aparecida:

Os devotos de Nossa Senhora assumiram com perseverança um projeto evangelizador e, dessa forma, fomos construindo a Igreja templo e a Igreja com tijolos vivos, que somos todos nós. Vamos evangelizando por sob os telhados, vamos nos revestindo da Palavra de Deus (...) quem é a nossa inspiração? Quem nos ensina? Quem nos motiva? Nossa Senhora, a Mãe que nos atrai e nos congrega como Família missionária. Nós queremos perseverar como Família dos Devotos”.

Que Nossa Senhora, Serva do Senhor, perseverante na oração, fortaleça nossa fé, preserve nossa fidelidade, nosso amor e nossa devoção. Somos Família dos Devotos, o amor que constrói!

Confira a reflexão do Pe. Luiz Claudio Alves de Macedo, C.Ss.R.:

.:: Faça parte da Família dos Devotos!


"A verdadeira fé precisa ser demonstrada em obras" é o convite deste 8º dia da Novena

O oitavo dia da Novena da Tarde, nesta terça-feira (10), trouxe como reflexão o tema "Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e solidária!", convidando todo o Povo de Deus e devoto da Mãe Aparecida à fraternidade e solidariedade.

Nas palavras do pregador do dia, padre Mauro Vilela, C.Ss.R., diretor de produção da TV Aparecida, o tema nos convida a vivenciar a fé expressa em obras.

O redentorista assinalou que todos somos pessoas de fé e ela deve nos levar à experiência de se encontrar com o Coração de Deus. E, se vivemos a nossa fé através da espiritualidade que praticamos, ela tem que passar pelo caminho de Jesus. E nisso, indagou a todos os devotos presentes:

"Queremos nos configurar com Jesus quando Ele se encontra com os caídos da história?"

Padre Mauro disse que Jesus tem coragem de mostrar que, para que o mundo possa viver melhor, mais justo e fraterno, "é preciso se achegar àqueles que estão caídos à beira da estrada".

"Todo aquele que é devoto de Nossa Senhora deve ter um "coração amolecido" para que transforme a vida de fé em prática, em obras", exortou o redentorista.

"A verdadeira fé precisa ser demonstrada em obras", finaliza o missionário.

Estiveram presentes na celebração os colaboradores da Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12) e a Editora Santuário, que dentre os trabalhos apostólicos dos Redentoristas em Aparecida é um dos mais antigos - sua história remonta a 1900. Estiveram presentes ainda, como convidados, os lares Nossa Senhora Aparecida, São Vicente de Paulo e Casa de Repouso Santa Isabel.

Ao final da Novena, foi lido o testemunho de vida e vocação de Margarida Maria Alves, trabalhadora rural, líder sindicalista e primeira mulher a exercer a direção sindical no Brasil. Soube ser missionária de verdade, pondo-se do lado dos pobres explorados, como fez Jesus.

"Maria, nos ensine a buscar a justiça e a viver na prática a solidariedade".

Confira a homilia completa do padre Mauro Vilela e algumas imagens deste 8º dia da Novena da Tarde:

.:: Conheça as Obras Sociais Redentoristas


Dom da Vida Consagrada é tema do 7º dia da Novena da tarde

O dia da Festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida se aproxima e o Santuário Nacional de Aparecida já acolhe inúmeras romarias, de diferentes regiões do país. Na Casa da Mãe Aparecida, os romeiros e romeiras têm a oportunidade de participar da Novena em preparação para a Festa da Padroeira do Brasil em dois horários: às 15h, na Novena da tarde, e às 19h, na Novena Solene.

Nesta segunda-feira (9), 7º dia da Novena da Tarde, o tema escolhido para reflexão foi: “Maria, ensinai-nos o valor da Vida Religiosa Consagrada”. A pregação foi realizada pelo Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R, diretor editorial da Editora Santuário.

O Missionário Redentorista nos lembra que são inúmeros os homens e mulheres que se consagraram a Deus e se entregaram na missão confiada pelo Senhor. Estes Consagrados de Vida Religiosa certamente cruzaram a nossa história e nos incentivaram a fazer a diferença na vida da Igreja, como destaca Pe. Fábio:

“A vida consagrada pertence ao coração da Igreja. Este coração de esperança, de vida, este coração onde pulsa o amor, ali está a Vida Consagrada. Nós todos devemos sempre estar rezando, pedindo ao senhor, para que possam, estes homens e mulheres, viverem com fidelidade a sua vocação. Devemos estar, como cristãos, pedindo sempre ao Senhor, mais vocações para a Messe. Para que estes homens e mulheres possam testemunhar o Reino de Jesus”.

Que Nossa Senhora Aparecida nos acompanhe nesta resposta! Que ela nos ensine a viver como Consagrados ao Senhor. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

Confira a pregação do Pe. Fábio Evaristo: 

.:: Conheça a Missão do Irmão Redentorista


6º dia da Novena da tarde traz reflexão sobre as lideranças da Igreja de Jesus

“Maria, ensinai-nos a pedir bons pastores!”. Este foi o tema deste domingo (8), o 6º dia da Novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.

A Novena da tarde foi presidida pelo Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, Superior Provincial da Província de São Paulo e Superior Provincial eleito da Província Nossa Senhora Aparecida.

Em sua reflexão, o Missionário Redentorista nos pediu atenção com o tempo em que vivemos, sem deixar os aprendizados do Livro Sagrado e dos tempos passados. Pe. Marlos alertou sobre a polarização de nossa sociedade, e do desejo de líderes, religiosos e civis, de dividir a Igreja de Jesus, conhecida como Igreja Una, que vive a união.

“Quando você ver um padre, um bispo, um líder incentivando a divisão, a briga entre grupos, desconfie dele. Quem é da Igreja de Jesus vai provocar sempre a unidade, a comunhão e não a divisão (...) Nós vivemos tempos de novas heresias, infelizmente, quando a gente quer apenas visualizar o Jesus glorioso, triunfal e nos esquecemos do Jesus humano, histórico, Aquele que pisou a nossa terra. A Fé precisa ser uma experiência integral, humana e divina, com as coisas do céu, mas também com as coisas da terra”.

O Superior Provincial Redentorista ainda nos recordou sobre o privilégio de termos um ponto visível da unidade, que não vai permitir a desunião da Igreja: o Papa Francisco. Em pleno Século XXI, vamos ouvir este homem de Deus, Pontífice da Igreja Sinodal, e junto a Maria, pedir: “ajudai-nos a termos e a sermos bons pastores para o povo de Deus”.

Reveja a íntegra do 6º dia da Novena da Tarde:

.:: Acompanhe a Novena e Festa da Padroeira pelas câmeras do Aparecida Ao Vivo


Novena da tarde convida os jovens a responder com confiança ao chamado de Deus

Neste sábado (07), os devotos e devotas da Mãe Aparecida se reuniram novamente em torno do Altar Central do Santuário Nacional para mais um dia da Novena da Tarde.

No 5º dia da Novena, o tema proposto para reflexão, “Maria, ensinai aos jovens que sua vida é missão!”, chama os jovens, com base na mensagem dirigida pelo Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ), a se colocarem a caminho como Nossa Senhora, na certeza de que os projetos de Deus são os melhores.

A pregação deste dia foi realizada pelo missionário redentorista Padre José Luís Queimado, diretor editorial adjunto da Editora Santuário. Padre Queimado explicou que precisamos olhar para o “jovem Galileu”, pois somos seguidores de um jovem que se encarnou e experimentou ser um de nós.

“Ele que assumiu de verdade a nossa natureza humana. O jovem que vem trazer do coração do Pai segredos até então desconhecidos. Ele mostra para todas as pessoas com as quais eles se encontram, o amor que Ele tem por sua vocação.

O Padre recordou os jovens da Igreja que viveram desde antigo testamento e foram atraídos pelo desafio. Ou seja, a Igreja sempre foi formada por jovens corajosos, que compreenderam e viveram este convite de Jesus:

“Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está perto. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1, 12-15). 

“Peçamos que Nossa Senhora nos ajude a abrir o coração para a juventude, colocai, Mãe, sangue novo nas veias da tua Igreja”, disse.

:: Fique por dentro de toda programação da Novena e Festa da Padroeira

Veja a pregação na íntegra:


4º dia da Novena: Não podemos falar dos leigos sem lembrar de Maria", que é modelo desta vocação

O quarto dia da Novena da tarde trouxe o tema: “Maria, ensinai-nos a assumir a missão de leigos na Igreja e no mundo!”, e na pregação do missionário redentorista padre Rodrigo Costa, pároco da Paróquia Sagrada Família Jesus Maria José, de Cariacica (ES), foi enfatizado o importante testemunho de Nossa Senhora na vida de tantos leigos e leigas que doam suas vidas para a Igreja. 

"Não podemos falar dos leigos sem lembrar de Maria. Nós nos esquecemos mas, Maria foi uma leiga fiel, mulher, esposa e mãe, comprometida com a missão de seu Filho", reflete o redentorista. 

Padre Rodrigo enfatizou ainda que Maria foi a primeira discípula de seu Filho e sua presença e atuação como leiga sempre foi muito "discreta, quase anônima", e que "ela nunca chamou a atenção para si, mas ele sempre apontou para Jesus". Assim como muitos leigos e leigas, que representam a maioria na Igreja Católica, e nesse momento o pregador exortou como os leigos devem viver sua vocação seguindo esse exemplo da Mãe de Jesus, a Mãe Aparecida:

"Muitos leigos e leigas vivem a sua missão de modo discreto e anônimo, mas como Maria precisam ser uma presença eficaz, uma presença que transforma e ajuda o Reino de Deus a se tornar realidade neste mundo!". 

:: Faça parte da Família dos Devotos e ajude-nos a espalhar o amor de Nossa Senhora! 

photo_camera Confira algumas imagens da Novena da Tarde e, abaixo, reveja a reflexão do missionário redentorista: 


“Somos da Família de Nazaré”: Confira a reflexão do 3º dia da Novena

Em dia de muito calor na cidade de Aparecida (SP), o Santuário Nacional recebeu um grande número de devotos, no 3º dia da Novena da tarde, em preparação para a Festa da Padroeira. Nesta quinta-feira (5), refletimos sobre o tema: “Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus”.

A pregação do dia foi realizada pelo Pe. Herivelto Jeder Pereira, C.Ss.R, que integra a equipe das Santas Missões Redentoristas.

Em sua reflexão sobre o tema deste 3º dia de Novena da Padroeira, o Missionário Redentorista recordou que Jesus também fez parte de uma família, com Maria, a escolhida por Deus para ser Sua mãe e José, aquele que protegeu e cuidou desta Sagrada Família:

“Maria ensinai-nos que a família é vocação de Deus, que nossos lares, que o espaço onde nós vivemos, seja um espaço de aprendizado, com o seu filho Jesus, para que possamos viver na alegria. Como é bom entrarmos em uma casa onde tem paz, onde tem Deus. Como é bom entrar em uma casa onde a família reza, onde a família acolhe Jesus Cristo. Como é bom estarmos nesta casa com Nossa Senhora, rezando por nossas famílias, para que elas possam caminhar na esperança, na fé”.

Maria, vós, que sois nossa Mãe, ajudai-nos a descobrir nossa vocação de ser Família do jeito divino, pois vós assim vivestes, por isso sois a força do amor transformador e a nobreza que buscamos.

Reveja a reflexão do Pe. Herivelto Jeder Pereira no 3º dia da Novena da Tarde:



2º dia da Novena lembra como Maria ouviu e compreendeu o chamado divino

A Novena da Tarde, que acontece em preparação para a Festa da Padroeira 2023, chegou ao seu 2º dia nesta quarta-feira (4), no Altar Central do Santuário Nacional.

O Pe. Henrique Maciel, C.Ss.R., que trabalha na Pastoral do Santuário Nacional de Aparecida, foi o pregador do dia, com uma reflexão sobre o tema: “Maria, ensinai-nos a escutar o chamado de Deus!”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Pe. Henrique Maciel durante a Consagração a Nossa Senhora no 2º dia da Novena da Padroeira


Em sua pregação, o Missionário Redentorista nos recorda que Maria, a Mãe Aparecida, nos ensina a escutar diariamente o chamado de Deus, em diferentes momentos e situações.

Seguindo Evangelho do dia (Lc. 1,26-38), Pe. Henrique listou cinco passos para respondermos ao chamado de Deus de forma positiva: conhecer a Palavra e lermos os sinais dos tempos; humildade para escutar; se abrir ao Espírito Santo; não ter medo de dizer ‘sim’ a Deus; e termos fé.

Para esse último passo, o pregador explicou:

“Deus não nos promete facilidades, mas ele nos promete que seremos felizes. A felicidade não é ausência de problemas. A felicidade não consiste na ausência de provações, mas, pelo contrário, mesmo nas provações e nas dificuldades, a felicidade estará conosco se tivermos fé de que não estamos sozinhos. Deus está conosco e com Ele venceremos todo e qualquer mal. Por isso Maria é chama de bem-aventurada. Bem-aventurada e feliz porque soube ouvir a voz de Deus, o chamado de Deus e soube dizer ‘sim’”.

Com Maria, queremos ouvir e compreender o chamado divino, saindo com o coração decidido a seguir Jesus, com mais empenho e mais dedicação.


Reveja a reflexão do Pe. Henrique Maciel no 2º dia da Novena da Tarde:

.:: Acompanhe a Novena e Festa da Padroeira pelo Aparecida Ao Vivo


1º dia da Novena da Tarde traz ensinamento de Maria sobre a paixão por Deus

O Santuário Nacional de Aparecida deu início, nesta terça-feira (3), ao período de preparação para a Festa da Padroeira 2023, com o tema “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.

A tradicional Novena da Tarde é mais uma vez conduzida pelos Missionários Redentoristas, os guardiões da Casa da Mãe Aparecida. 

Thiago Leon
Thiago Leon
Pe. Antônio Niemiec, C.Ss.R, foi o pregador do 1º dia da Novena da tarde


A celebração contou com a pregação do Pe. Antônio Niemiec, C.Ss.R., que é Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. O Redentorista trouxe uma importante reflexão sobre o tema do 1º dia da Novena: “Maria, ensinai-nos que toda vocação é missão dada por Deus!”.

“A sua vocação, você que está no Santuário, você que está conosco através da televisão, da rádio, das redes sociais, a sua vocação é missão também. Hoje se fala muito da missão na Igreja (...) mas em que consiste a missão? O Papa Francisco, naquela belíssima carta que escreveu para nós, que tem como título ‘A alegria do Evangelho’, ele dá uma definição muito simples, muito compreensível. O Papa vai dizer que a missão é uma paixão por Jesus e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas. Isso é missão: paixão por Jesus e paixão pelas pessoas”.

O padre nascido na Polônia destaca que Maria nos ensina que a missão é sempre uma paixão por Deus:

“Maria viveu toda a sua vida com uma grande paixão por Deus. Não foi somente aquele ‘sim’ inicial que ela deu a Deus através do mensageiro anjo Gabriel. Toda a vida de Maria foi um ‘sim’ dado a Deus, uma paixão por Deus. ‘O Senhor fez grandes coisas em mim’ e ela viveu isso ao longo da sua vida, como também viveu esta paixão nesta preocupação pelas pessoas concretas (...) é isto que Jesus aprendeu de Maria, é desta maneira que Jesus aprendeu sua própria vida, porque aprendeu da mãe, vendo e ouvindo o jeito de viver de Maria”.

Por fim, o Pe. Antônio nos recorda sobre a importância da oração e sobre a missão de todos: fazer Jesus ser amado, seguido e anunciado por todas as pessoas, em todos os continentes.



Reveja a reflexão do Pe. Antônio Niemiec no 1º dia da Novena da Tarde:
1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Festa da Padroeira

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...