Festa da Padroeira

9º dia da Novena Solene expressa gratidão a Família dos Devotos

“Maria, ensinai-nos a perseverar como Família dos Devotos” foi o tema do nono dia da Novena Solene

Escrito por Redação A12

03 OUT 2023 - 21H00 (Atualizada em 12 OUT 2023 - 12H21)

Thiago Leon

Na quarta-feira (11), o 9º e último dia da Novena Preparatória para a Festa da Padroeira agradece aos membros da Família dos Devotos pela dedicação e pede, como o tema do dia: “Maria, ensinai-nos a perseverar como Família dos Devotos”.

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes presidiu a Novena Solene pedindo aos devotos que repetissem com ele: “gratidão, gratidão, gratidão”. Em primeiro lugar, gratidão a Mãe Igreja, nossa benfeitora que nos orienta por meio dos Sacramentos.

“Sejamos felizes, alegres, eleitos e amados, pois ser católico é uma vocação para que sejamos uma grande família. Amar a igreja é a gente se converter, sermos mais santos. O melhor presente que podemos dar a igreja é amar nossa paróquia, nossa diocese e a Igreja Católica no mundo inteiro”.

A segunda gratidão, segundo Dom Orlando, se estende aos milhares de membros da Família dos Devotos que colaboram para embelezar a Casa da Mãe, mas também para um “santuário de carne, de pessoas”, local onde os peregrinos se convertem e voltam para casa como missionários.

Quero beijar as suas mãos solidárias e o seu coração porque são abertos para ajudar e colaborar para que milhares de pessoas tenham vida digna”.

Por fim, gratidão a Mãe Aparecida. “Como não te agradecer!”, exclama o arcebispo de Aparecida, em uma oração emocionada a Nossa Senhora:

“Como não te agradecer por tantas famílias restituídas aqui nos seus pés, o arrebatamento dos que encontram Deus, os pecadores convertidos, os afastados que retornam, os pais estéreis que engravidam, os inimigos que se reconciliam e os sacerdotes que confirmam seus ministérios!”.


Ao final da novena, Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., superior da nova Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida e Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, prestaram agradecimentos ao arcebispo de Aparecida oferecendo-lhe uma Cruz Peitoral, uma das insígnias episcopais mais importantes.

"Ela simboliza o trabalho incansável de Dom Orlando, trabalho de quem anuncia o Evangelho, anuncia a vida e a alegria da Ressurreição", agradece Padre Eduardo Catalfo.

Reveja a reflexão na íntegra:

:: Faça assim como Dom Orlando nos pede: “Conquiste, atraia e convide outras pessoas que vocês conhecem para aumentar esta família santa, chamada Família dos Devotos”.

8º dia da Novena Solene convida à prática da justiça e da solidariedade

Nesta terça-feira (10), o Santuário Nacional se uniu novamente aos devotos e devotas de Nossa Senhora Aparecida para vivenciar um tempo de amor, fé e devoção, dando continuidade a Novena Preparatória que culminará na Festa da Padroeira, no próximo dia 12 de outubro.

No 8º dia da Novena Solene o tema “Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e solidária” foi um convite a sermos verdadeiramente cristãos na prática da caridade e a darmos uma resposta de amor por meio da partilha do pão de cada dia.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo de Lorena (SP) afirmou que nós precisamos aprender com Maria a ter uma fé comprometida.

"Uma fé dentro da Igreja e comprometida de segunda a sexta na prática da justiça e da solidariedade; com o nosso testemunho, nossa coerência de vida e a nossa presença", destacou.

O bispo de Lorena explicou que teve como base em sua reflexão a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social, publicada em 03 de outubro de 2020.

"Para que haja uma sociedade justa e solidária, é preciso que todas as pessoas tenham acesso ao bem comum. Ninguém pode ficar de fora. Isto é, que todas as pessoas tenham acesso à saúde, à educação, ao saneamento básico, à água tratada, à segurança pública, aos hospitais, a remédios e muito mais. Para que isso aconteça é necessário criar uma consciência política cristã [...] 

Como tem sido nossas práticas sociais? Uma pessoa pode ajudar alguém necessitado, eu ajudo, você ajuda, as pastorais sociais ajudar, a Cáritas Diocesana, mas quando nos unimos a outras pessoas de boa vontade geramos processos sociais de fraternidade para todos", disse.

Reveja a reflexão na íntegra:

7º Dia da Novena Solene reflete a vida religiosa consagrada como dom de Deus

Uma noite de louvor e gratidão a Deus pela missão de homens e mulheres consagrados a Deus, por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência.

No 7º dia da Novena, o tema “Maria, ensinai-nos o valor da vida religiosa consagrada” nos mostra que Nossa Senhora é exemplo de um coração consagrado a Deus e dedicação ao próximo. Ela é também modelo perfeito para os consagrados e consagradas de anunciadora do Reino de Deus.

Dom Carlos José de Oliveira, Bispo diocesano de Apucarana (PR), explicou em sua reflexão que ao falar acerca da vida religiosa, se faz referência a todos que se consagram por meio de promessas.

“Em nosso Brasil, de acordo com Conferência dos Religiosos do Brasil, há cerca de 30 mil religiosos: Padres, irmãos e irmãs, espalhados pela nossa nação. No Evangelho (Lc 14,25-30) ouvimos o convite particular de Jesus a um seguimento específico, de radicalidade evangélica... viver de forma radical o próprio Batismo”, falou.

O Bispo de Apucarana confiou todos os religiosas e religiosas do Brasil aos cuidados de Nossa Senhora e destacou a importância de cada um que respondeu a esse chamado:

“A vida consagrada toca a carne sofredora de Cristo, nos lembra o Papa Francisco... daqueles que a sociedade quer fazer invisíveis, mas são visíveis, amados e amparados pela vida religiosa. Basta lembrarmos Santa Dulce dos Pobres, de Salvador (BA). A vocação consagrada é sempre dom e mistério, que ultrapassa a razão humana”, afirmou

Dom Carlos José destacou ainda um trecho do Documento de Aparecida para definir a vida religiosa consagrada:

“A vida consagrada é um dom do Pai, por meio do Espírito, à sua Igreja e constitui elemento decisivo para sua missão. Expressa-se na vida monástica, contemplativa e ativa, nos institutos seculares, naqueles que se inserem nas sociedades de vida apostólica e outras novas formas.

É um caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração indiviso e colocar-se, como Ele, a serviço de Deus e da humanidade, assumindo a forma de vida que Cristo escolheu para vir a este mundo: vida virginal, pobre e obediente." (Documento de Aparecida, 216)

Reveja a reflexão na íntegra:


6º dia da Novena Solene pede consciência de unidade aos ministros ordenados

Ao anoitecer deste domingo (08), celebramos como Igreja o sexto dia da Novena Solene em honra à Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

A celebração contou com a presidência de Dom Angelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, acompanhado do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, do Superior Provincial dos Redentoristas,  Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R.Dom Joércio Gonçalves, Pereira, C.Ss.R., bispo emérito de Coari (AM), do Pe. Vinícius, da Arquidiocese de Aparecida, o Frei Bartolomeu Schutlz, da CRB, além dos demais missionários redentoristas e oficiantes concelebrantes.

Refletindo o tema “Maria, ensinai-nos a pedir bons pastores”, este sexto dia direcionou a atenção e as orações para as vocações dos ministérios ordenados da Igreja: o Papa, os bispos, sacerdotes, diáconos e seminaristas em formação.

Logo no início, Dom Angelo rezou:

“Senhora Aparecida, conscientes de nossa missão de batizados, hoje vamos rezar pelos diáconos, sacerdotes e bispos. Unidos como Igreja aos legítimos Pastores, que não buscam poder ou fama, distinção ou dominação, nós vos suplicamos confiantes e com esperança: Vinde, ó Maria, despertar nossa consciência para os valores da unidade e do serviço na Igreja. Amém!”

Em sua homilia, ele partilhou seu sentimento de estar celebrando na Casa da Mãe:

Para mim é um sonho, porque eu sempre busquei, quando pude, acompanhar a Novena. E hoje, no terceiro ano do meu episcopado, tive essa graça”.

A seguir, Dom Angelo pontuou que, ao longo de toda a Novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, estamos recordando a riqueza e a multiplicidade tantas vocações e ministérios. Em nome da comissão episcopal a qual preside, agradeceu ao Santuário Nacional, na pessoa de Dom Orlando, pela iniciativa de rezar esta novena em sintonia com a Igreja do Brasil, que neste ano de 2023 realiza seu 3º Ano Vocacional. “Talvez a gente não tenha a dimensão do que esta Novena faz pelo Brasil. O Santuário Nacional merece um grande aplauso!”, motivou.

O bispo também lembrou as diferentes vocações dos ministérios ordenados, a quem nunca devemos esquecer de dedicar nossa orações:

- Aos mais de 480 bispos da Igreja no Brasil,
- Aos bispos eméritos e doentes,
- Aos que sofrem em áreas de conflito,
- Aos mais de 22 mil sacerdotes que temos no Brasil, do clero secular e religioso,
- Aos diáconos, os permanentes e aqueles que se preparam para o presbiterado,
- Aos padres em crise e os que sofrem,
- Aos seminaristas, os candidatos ao ministério ordenado, às casas de formação.

“Vamos pedir por eles, rezar por eles. Os bons pastores são chamados a ser modelos para o rebanho, sem instrumentalizá-lo, pois o rebanho pertence a Deus. Vamos rezar pelos nossos padres e sacerdotes, que sejam bons pastores, que trabalhem de bom grado, dedicados e modelos para seu rebanho”, convidou.

Por fim, o bispo auxiliar de São Paulo lembrou que, em abril de 2024, acontecerá em Aparecida o Encontro Nacional de Presbíteros, com o Tema: “Presbíteros, testemunhas da esperança”, e o Lema: “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração”.

Reveja a reflexão na íntegra:

5º Dia da Novena Solene destaca a importância de jovens ativos na vida da Igreja

No 5º dia da Novena Solene foi proposto para reflexão o tema “Maria, ensinai aos jovens que sua vida é missão”, uma afirmação de que a juventude possui sua própria missão na Igreja, também um momento de agradecimento pela vida dos jovens presentes nas famílias, nas comunidades, nas paróquias e Dioceses.

Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença (RJ), presidiu a celebração e refletiu sobre o papel dos jovens que, por meio dos sacramentos do Batismo e da Crisma, são portadores de dons fundamentais no mundo.

Não há lugar para a indiferença, para a omissão ou comodidade se tratando de missão. Estimulados pelo texto de São Paulo (1Cor 12,1.4-7) nesta novena nos deparamos com a Virgem Maria, Mãe, discípula e missionária incansável, zelosa no cuidado para com a vida do seu povo”, falou.

O bispo comentou a importância da juventude brasileira como parte da Igreja:

Você faz parte deste corpo eclesial, como membro especial, e carrega consigo em seu dinamismo e criatividades dons que são necessários. Não assumindo esse lugar, essa missão, ninguém poderá fazer por você. Isso gera um prejuízo irreparável para a missão da Igreja como um todo. Sem a cooperação juvenil a missão da Igreja ficará comprometida. Nesse contexto, a Mãe Aparecida quer despertar o nosso coração”, afirmou.

:: Faça parte da Família dos Devotos e ajude-nos a espalhar o amor de Nossa Senhora! 

Veja a reflexão na íntegra:


4º Dia: “Maria, ensinai-nos a assumir a missão de leigos na Igreja e no mundo”

No 4º dia da Novena Solene foi proposto para reflexão o tema “Maria, ensinai-nos a assumir a missão de leigos na Igreja e no mundo”, somos assim chamados neste dia a descobrir a preciosidade da vocação leiga.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, Bispo de São José dos Campos (SP), presidiu a celebração e falou acerca da missão do leigo cristão de ser semente de transformação nas realidades do nosso tempo e viver a comunhão da Igreja

“Os leigos e leigas são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do reino de Deus [...]

Dentro da comunidade eclesial são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequistas, ministros da eucaristia, da consolação, da esperança, agentes e coordenadores de diversas pastorais, os serviços aos pobres, aos doentes, às novas comunidades e tantas outras realidades vivas da nossa Igreja”
, falou.

O bispo afirmou também que os leigos são chamados a colaborar na administração paroquial e diocesana, na participação dos conselhos pastorais e econômicos, como membros ativos da comunidade que assumem ministérios e serviços.

“Que Deus abençoe a todos que têm essa consciência de ser sal, luz, fermento e de que podem dar sentido a vida da Igreja e do mundo com suas ações, suas posições e seus desafios.

Com Maria, Mãe de Jesus, cheia do Espírito Santo, cumpridora da Palavra de Deus[...] apreendamos a ser pessoas a serviço do próximo e agentes de comunicação do amor de Deus aos outros e ao mundo”,
disse.

Veja a reflexão na íntegra:


3º Dia: “Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus”

No 3º dia da Novena Solene foi proposto para reflexão o tema “Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus”, um convite a voltar os nossos olhares para todas as famílias.

Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo da Diocese de Taubaté, presidiu a celebração e destacou o chamado de Deus para vivermos em família.

“Deus nos fez nascer tão dependentes um dos outros, se não fosse uma família que nos amparasse não sobreviveríamos. Esta é uma vocação que faz parte da nossa existência, é vontade de Deus. Somos chamados a constituir famílias, segundo a vontade do Senhor que nos chama, somos chamados a viver como famílias cristãs.”

O bispo explicou parte da  história da família de Rute e de Noemi, do texto proposto para a reflexão de hoje (Rute 1,15-18).

“O livro de Rute apresenta a história de Noemi, uma família do antigo testamento. O texto mostra como Deus se faz presente e age em nossas famílias. Nem sempre há uma história bonita, nem sempre é como gostaríamos. Muitas vezes, são histórias marcadas por tanta dificuldade, lutas e sofrimentos.”

Dom Wilson nos deixou também um ensinamento sobre Maria e a sua compreensão de que a família é vocação de Deus, ao ser chamada para ser Mãe do Filho Dele.

“Maria e José foram chamados a constituir a família onde nasceu Jesus. Maria foi atenta ao perceber o que Deus queria Dela. Ela acolheu a Palavra que lhe foi dirigida[...] Nós cristãos somos também chamados por Deus a constituir famílias que sejam sagradas”, disse.

Veja a reflexão na íntegra:


2º Dia: “Maria, ensinai-nos a escutar o chamado de Deus!”

No 2º dia da Novena Solene, somos convidados a refletir o tema: “Maria, ensinai-nos a escutar o chamado de Deus!”, assim como Maria escutou e acolheu seu chamado, cumprindo sua missão e nos dando exemplo, como uma verdadeira serva de Deus.

Quem presidiu a celebração foi Dom José Carlos Chacorowski, bispo de Caraguatatuba (SP), que refletiu sobre o chamado de Maria. 

Alegra-te ó cheia de Graça! Caríssimas irmãs, caríssimos irmãos, essa é a primeira palavra do anjo anunciando o chamado de Deus à jovem Maria de Nazaré. Alegra-te! Que também nós vivamos hoje esta alegria”.

O bispo reforçou que é preciso procurar pelo Senhor e seguir o exemplo de Cristo, pois somente desta maneira vamos encontrar a Graça.

“Alegra te cheia de graça! Porque encontrastes graça diante do Senhor. Encontraste graça, porque procurou. Quem encontra é porque procura. Diz Jesus: procurai e achareis. (cf. Mt 7,6) Certamente Maria procurou estar à disposição do Senhor”.

Ele reforçou que todos os devotos que vêm ao Santuário Nacional, certamente vêm à procura de algo:

“Então pense também: a cada um de vocês, em vossos corações, o anjo diz: Alegra-te, porque encontraste Graça diante do Senhor. Nas mãos da querida Mãe Aparecida estão as graças que você está procurando”.

Dom José Carlos destacou também quatro pontos essenciais que vão nos ajudar a entender como Maria nos ensina a escutar o chamado de Deus.

1º "Alegra-te": Ter o coração alegre por sermos chamados como Maria para colaborar no projeto de Deus.

2º "Não tenhas medo": “É fundamental não ter medo, estamos levando Deus, Jesus, levando sua Palavra, o Seu projeto de amor. Por isso não cabe aqui um coração medroso.

3º "A força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra": Deus está sempre conosco, em todas as nossas necessidades.

4º "Eis aqui a Serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a Tua palavra": Maria está nos auxiliando a aprender a ouvir o chamado do Senhor.

Ele completou lembrando as falas do Papa Francisco sobre a importância de escutarmos a Deus e também uns aos outros, e reforçou que “é preciso recuperar a capacidade de ouvir”.

"Descubramos em Maria a capacidade de ouvir e se colocar à disposição do Senhor", disse.

Veja a reflexão na íntegra:


1º Dia: "Maria, ensinai-nos que toda vocação é dada por Deus!"

No 1º Dia da Novena Solene, o tema "Maria, ensinai-nos que toda vocação é dada por Deus!" foi refletido por Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis – Guiratinga (MT). O bispo afirmou que vocação e missão são graças inseparáveis.

"Todo chamado é em vista da missão, a qual Deus nos confia a cooperar com ele. Deus não nos chama para ficar olhando para o espelho ou para ficarmos dando volta ao redor de nós mesmos a vida inteira, mas Deus chama e envia. A iniciativa de chamar sempre parte de Deus, por isso toda vocação é graça de Deus.

Ele chamou a cada um de nós desde o batismo, chamou Maria, Ela pequena serva de Nazaré. De repente tudo mudou na vida dela. Por isso, a vocação é uma combinação entre iniciativa divina e resposta humana. Deus fica esperando o que nós vamos responder e respeita a nossa liberdade..."

Dom Maurício convidou os fiéis a olharem para Maria e dizer "Maria, estou aqui, ensina-me. Estamos no início do caminho, ninguém está pronto".  Nesse sentido, destacou 3 imagens sobre o Evangelho de Lc 24,13-35:

1º Os corações dos discípulos - "os nossos corações - são convidados a arder pela escritura, pela palavra de Deus"

2º Abrir os nossos olhos -  "aos sinais que Jesus fala no Evangelho para reconhecer que Ele está no meio de nós."

3º Os pés a caminho - "o encontro com Cristo acendeu neles o entusiasmo para colocar os pés a caminho rumo à Jerusalém, a anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado."

"Hoje, o Senhor Ressuscitado continua caminhando conosco, sobretudo quando nos sentimos desanimados, Ele vem ao nosso encontro", disse.

Veja a celebração na íntegra:

:: Confira a programação completa da Novena e Festa da Padroeira 2023

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Festa da Padroeira

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...