Uma tradição mais do que centenária vai se renovar no próximo sábado (28). A data foi escolhida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para a realização de sua tradicional romaria a Aparecida (SP). Considerada uma das maiores peregrinações arquidiocesanas ao Santuário Nacional, a romaria de 2021 acontece de forma reduzida, em função da pandemia da Covid-19.
Em anos anteriores, a data chegou a reunir mais de 60 mil cariocas em Aparecida, segundo dados da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Desta vez, apenas um pequeno número de fiéis e clérigos estarão de forma presencial no Santuário.
O ponto alto da peregrinação acontece às 9h, com a missa solene rezada no Altar Central da Basílica. A Eucaristia será presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e sacerdotes do clero carioca.
Além do número de fiéis ser menor do que em anos anteriores, a programação também sofreu modificações. Atividades que geram aglomerações, com a oração do Terço Mariano, que acontecia no começo da manhã, e a Via-Sacra, tradicionalmente realizada no Morro do Cruzeiro logo após a missa, foram canceladas.
Quem não estiver presencialmente em Aparecida, poderá acompanhar de casa a missa das 9h. A cerimônia será transmitida pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube) e Rede Aparecida de Comunicação.
Tradição - Nascida oficialmente em 1902, a peregrinação dos cariocas ao Santuário de Aparecida se intensificou em 1931, após a visita da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro. Durante seu arcebispado na Arquidiocese carioca, entre 1971 e 2001, o Cardeal Eugênio Sales determinou que as romarias fossem realizadas anualmente no último sábado do mês de agosto, tradição mantida até os dias de hoje.
Dom Orlando convida ao “faça-se” no 4º Domingo do Advento
No 4º Domingo do Advento, o arcebispo de Aparecida refletiu sobre as figuras centrais do tempo litúrgico e o sentido da preparação para o Natal.
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.