Nesta quinta-feira (14), cristãos católicos de todo o mundo dão início às celebrações dos principais dias de sua religiosidade, o Tríduo Pascal. No Santuário Nacional de Aparecida (SP), os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa serão contemplados com programação especial, recordando os acontecimentos fundantes da fé a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
No período da manhã, a Missa do Crisma será realizada às 9h. Cerimônia em que os óleos usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, são abençoados. É nesta Missa, também, que todo o clero da Arquidiocese se reúne para a renovação das promessas sacerdotais.
Já no período da noite, o destaque é a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés. A principal missa do dia ocorre às 20h, no Altar Central, seguida de vigília até a meia noite. A vigília transcorrerá na Capela São José, também no interior da Basílica.
A sexta-feira (15) vai ser marcada pela meditação da Via-Sacra. O Morro do Cruzeiro, espaço integrante do complexo de acolhida do Santuário Nacional, se torna colina de oração. Logo cedo, às 5h e 7h, peregrinos participam da contemplação das 14 estações da Paixão de Cristo no local, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, da Arquidiocese de Aparecida.
Também na parte da manhã, as 9h, ao redor do Altar Central da Basílica, o tradicional rito de encenação da Via-Sacra, preparado pelos Redentoristas, ocorre com reflexões voltadas para a paz mundial.
“Estamos vivendo uma realidade bastante instável entre os povos, sobretudo no leste europeu, no conflito entre Rússia e Ucrânia. É tão oportuno, portanto, meditar o caminho doloroso de Jesus até o Monte Calvário a partir do tema da paz no mundo”, ressalta o Prefeito de Igreja, padre Diego Antônio.
No sábado (16), a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, será rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado. Já as celebrações do Domingo de Páscoa (17) estão programadas para ocorrerem, no Santuário, às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h e, na Basílica Histórica, às 9h, 15h e 19h.
Após dois anos de restrições, devido à pandemia de Covid-19, esta é a primeira vez que o maior santuário mariano do mundo recebe a presença de devotos na Semana Santa. “O Santuário, juntamente com todas as igrejas do Brasil, novamente se enche de esperança para acolher, com muita alegria, os romeiros e devotos de Nossa Senhora para as celebrações dessa Semana Santa”, comenta o Prefeito de Igreja.
Para os fiéis que desejam participar de casa, as celebrações serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação, redes sociais do Santuário Nacional, plataforma Aparecida ao vivo e aplicativo Aparecida.
A programação completa do Tríduo Pascal na Basílica está disponível em a12.com/semanasanta.
Em 2025, Basílica de Aparecida acolheu 10,5 milhões de fiéis
Em 2025, Santuário Nacional de Aparecida foi destino da peregrinação religiosa de cerca de 10,5 milhões de pessoas. O número reflete média histórica registrada.
Basílica de Aparecida divulga programação de Fim de Ano
Missas solenes marcam as celebrações de fim de ano na Casa da Mãe Aparecida, com destaque para o Natal do Senhor, o Ano Novo e o encerramento do Ano Santo
Cuidado com a Criação inspira Presépio de Natal em Aparecida
Neste sábado (29), às 18h, o Santuário Nacional de Aparecida se transforma em um espaço de luz com a Inauguração e Bênção do Presépio ‘Cuidar da Criação’.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.