Por Flávia Gabriela Em Releases

Celebrações inéditas reunirão Santuários de Aparecida e Fátima

nossa_senhora_fatima

O próximo dia 17 de maio marcará, definitivamente, a história de dois Santuários Marianos. O Santuário de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) se unirão, em uma proposta inédita na história de ambos, para celebrar a fé e a devoção à Virgem Maria em seus países.

Tal comemoração, intitulada Centenários de Bênçãos, deve-se às datas que marcarão dois momentos muito importantes para católicos de todo o mundo: No Brasil, o Santuário de Aparecida celebrará o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, ocorrido em outubro de 1717. Já o Santuário de Fátima caminha para a comemoração do primeiro centenário das aparições de Maria aos três pastorzinhos em 1917.

Até 2017, uma série de atividades serão desenvolvidas com o objetivo de propagar a devoção a Virgem Maria e propiciar o intercâmbio de romeiros e peregrinos entre os países.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima será entronizada no Santuário de Aparecida

Como parte de uma programação festiva, o Santuário de Aparecida receberá de Portugal uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que será entronizada no dia 17 de maio, sábado. A atividade acontece dentro da programação do Hallel 2014, que reunirá jovens de todo o Brasil entre 16 e 18 de maio na Casa da Mãe Aparecida.

Em frente à Matriz Basílica haverá recepção da Imagem de Fátima, em seguida a reza do terço. Em uma bela e simbólica procissão com velas pela Passarela, a Imagem será levada até a Basílica Nova, onde será acolhida por de Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB e Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Haverá missa, seguida da reza do terço. As atividades se estendem pelo dia 18 de maio, onde haverá missa e translado da Imagem de Fátima ao monumento dedicado a Ela, localizado próximo à Porta Santa.  Veja abaixo os detalhes da programação:

17 DE MAIO

• 17h30 -  Recepção da Imagem em frente da Matriz Basílica
  • 18h - Reza do Terço
  • 19h - Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a Imagem até o Santuário
  • 20h - Eucaristia: Acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, e presença de Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (transmissão TV Aparecida)
  • 22h - Reza do Terço, acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima (transmissão TV Aparecida)

18 DE MAIO

• 07h30 - Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Antônio Marto e presença de Dom Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes
  • 08h30 - Traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao monumento a Ela dedicado. (Cerimônia transmitida pela TV Aparecida, também para Portugal, e TV Cultura de São Paulo)

Religiosos de Fátima e artistas participarão de missa e terço

Religiosos e artistas devotos de Nossa Senhora de Fátima já confirmaram presença para este momento especial.

Na missa das 20h, do dia 17 de maio, estarão presentes, além do Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do reitor do Santuário Nacional de Aparecida padre Domingos Sávio e do bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, representantes do Consulado Geral de Portugal, da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, entre outras autoridades.

A recitação do Rosário terá a participação de artistas e cantores brasileiros, que irão intercalar a meditação dos mistérios com um canto mariano. Para esta ocasião, está confirmada a presença da apresentadora Ana Maria Braga, do sobrinho da Hebe Camargo, Claudio Pessutti, do diretor de Turismo do Consulado Geral de Portugal, Paulo Machado e do fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, que representa o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Na sede desta Associação, localizada no Rio de Janeiro, está exposta a única replica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

A apresentadora Ana Maria Braga irá recitar o primeiro e o último mistério do Rosário. Por diversas vezes, em Portugal e no Brasil, a apresentadora ajudou a promover a 'Missa da Esperança' em agradecimento a Mãe de Fátima.

No intervalo entre os mistérios, cantores brasileiros irão louvar a Virgem Maria com cantos marianos. Já confirmaram sua participação neste dia as cantoras Fafá de Belém, Angela Maria, Joanna e o padre Antonio Maria.

No domingo, às 7h30, no Santuário Nacional, o bispo de Leiria-Fátima, preside a celebração no Altar Central e realiza a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em seguida ocorrerá o traslado da Imagem de Fátima ao monumento onde permanecerá permanentemente para a veneração dos fiéis.

O evento Centenários de Bênçãos conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.

A programação representa a primeira iniciativa do calendário comemorativo que culminará em 2017, da série de atividades conjuntas entre os dois santuários marianos, e acontece na proximidade do dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima.