Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 23 JUL 2021 - 15H06

Com indulgências e missas, Santuário Nacional comemora Dia Mundial dos Avós

Data foi instituída pelo Papa Francisco no começo deste ano e passará a ser celebrada anualmente no quarto domingo de julho

Thiago Leon
Thiago Leon


Sob o tema “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20), a Igreja Católica celebra pela primeira vez, no próximo domingo (25), o Dia Mundial dos Avós. A data, instituída pelo Papa Francisco em janeiro deste ano, acontece em todo o mundo e será marcada por celebrações no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

"Os avós são um elo entre gerações, transmitem aos jovens a experiência de vida e de fé”, afirmou o pontífice. Em contrapartida, Francisco disse que “os avós são frequentemente esquecidos”.

"É um tema que já no Rio de Janeiro, em 2013, na primeira Jornada Mundial da Juventude que o Papa conduziu, justamente no dia de São Joaquim e Santa Ana, ele insistiu que se deveria fazer", assinala o secretário do Dicastério para Leigos, Família e Vida do Vaticano, padre Alexandre Awi. "Ele vem insistindo durante todo o seu pontificado, e a proclamação desse dia dos avós e dos idosos é perfeitamente coerente com essa mensagem permanente do seu papado", destaca.

Leia Mais Bênção para os avós Dia Mundial dos Avós será celebrado no contexto do Ano Família Amoris Laetitia, vivido pela Igreja Católica de março de 2021 a 26 de junho de 2022. O momento pretende ser “um presente para toda a Igreja destinado a permanecer ao longo dos anos”, define o prefeito do mesmo Dicastério, cardeal Kevin Farrell.

A principal celebração do dia acontece às 8h no Altar Central da Basílica. O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, preside a Eucaristia, que será transmitida pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube), Rede Aparecida de Comunicação (Rádio, TV e Portal) e aplicativo Aparecida.

Os peregrinos que estiverem no Santuário poderão participar das missas na Basílica. A entrada é feita pela Esplanada São João Paulo II, próximo à Capela da Ressurreição. No local, acontece uma triagem sanitária, com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos.

Além da missa das 8h, as cerimônias religiosas no interior da Basílica acontecem às 5h30, 10h, 12h, 16h e 18h. O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no pátio do Santuário, também acolhe celebrações às 8h30, 10h30 e 12h30.

Quem participar das comemorações do Dia Mundial dos Avós poderá receber indulgências plenárias. Na crença católica, a ação é expressão da misericórdia de Deus sobre os pecados cometidos pelos fiéis.

Elas também serão concedidas àqueles que visitarem, de forma presencial ou virtual, idosos necessitados ou em dificuldade. Ainda podem conseguir as indulgências, idosos, doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação).

Os atos devem ser acompanhados da confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa Francisco. As condições habitualmente acompanham a concessão de indulgências na Igreja.

Os romeiros que passarem pelo Santuário no domingo poderão realizar a confissão no subsolo da Basílica em cerimônias comunitárias. As celebrações de penitência acontecem às 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 14h30 e 15h.

A comemoração instituída pelo Papa Francisco será celebrada, a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho. "Normalmente é o (dia) mais próximo do 26 de julho, que é a data propriamente da festa de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus. A data foi escolhida por causa disso", assinala padre Awi.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.