Notícias

Confissão Comunitária: entenda como é a celebração e confira os horários

Escrito por Santuário Nacional

27 OUT 2020 - 10H43 (Atualizada em 10 NOV 2020 - 14H09)

A12 Capela das confissões (A12)

As confissões no Santuário de Aparecida estão sendo realizadas de forma comunitária, em razão da pandemia da Covid19.

A12
A12


A
celebração do Sacramento está acontecendo nas Capelas de Preparação 1 e 2, localizadas no subsolo da Basílica, de segunda a sexta-feira, às 10h30, 11h, 14h30 e 15h. No sábado e domingo, às 9h30, 10h, 10h30, 11h, 14h30 e 15h.

Entenda o que é a Confissão Comunitária, com a explicação detalhada do missionário padre Camilo Júnior:

A confissão individual é a forma ordinária do Sacramento da Penitência. Mas, diante de necessidades pastorais, o Ordinário Local, ou seja, o Bispo Diocesano, segundo o CIC (Código de Direito Canônico) pode permitir que a confissão aconteça de forma comunitária, sendo esta uma forma extraordinária da celebração do Sacramento. “Em casos de grave necessidade, pode-se recorrer à celebração comunitária da reconciliação, com confissão geral e absolvição geral”, orientações do Código de Direito Canônico (CIC 960-964).

O Perdão é dom de Deus, expressão de Sua misericórdia infinita. O perdão não é mérito humano, mas sim, expressão do amor de Deus, por isso é importante ao fiel que vai participar da confissão comunitária, ter sincero arrependimento dos pecados e a disponibilidade do coração para recomeçar. Deus conhece o nosso coração, sendo assim, a confissão sacramental, de forma comunitária vai pedir um exame de consciência muito sincero do fiel, para que à luz dos valores do Evangelho possa olhar o que precisa ser transformado em sua vida, para que a santidade volte a ser uma busca fundamental do seu coração.

A confissão comunitária é sempre iluminada por um texto do Evangelho, que ajuda o fiel a olhar para o seu interior e a perceber todas as realidades da sua vida que precisam ser diferentes: pensamentos, palavras, atitudes, o relacionamento familiar, o convívio no ambiente de trabalho, na vida de comunidade, e a vivência da justiça e da caridade. O Perdão que Deus derrama em nossos corações, mediante nosso sincero arrependimento é para que a Verdade do Amor prevaleça em nossa vida. Pois só o amor verdadeiro nos santifica.

Importante ressaltar: a confissão comunitária deve ser buscada pelo fiel enquanto a confissão individual ainda não é possível de acontecer, devido a segurança do fiel e do sacerdote. Porém, assim que for possível a confissão individual, o fiel deve procurar fazê-la, pois ela é a forma ordinária do Sacramento. Vivemos um tempo extraordinário em nossa pastoral, por isso a confissão pode acontecer de forma comunitária e com plena validade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.