A confissão individual é a forma ordinária do Sacramento da Penitência. Mas, diante de necessidades pastorais, o Ordinário Local, ou seja, o Bispo Diocesano, segundo o CIC (Código de Direito Canônico) pode permitir que a confissão aconteça de forma comunitária, sendo esta uma forma extraordinária da celebração do Sacramento. “Em casos de grave necessidade, pode-se recorrer à celebração comunitária da reconciliação, com confissão geral e absolvição geral”, orientações do Código de Direito Canônico (CIC 960-964).
O Perdão é dom de Deus, expressão de Sua misericórdia infinita. O perdão não é mérito humano, mas sim, expressão do amor de Deus, por isso é importante ao fiel que vai participar da confissão comunitária, ter sincero arrependimento dos pecados e a disponibilidade do coração para recomeçar. Deus conhece o nosso coração, sendo assim, a confissão sacramental, de forma comunitária vai pedir um exame de consciência muito sincero do fiel, para que à luz dos valores do Evangelho possa olhar o que precisa ser transformado em sua vida, para que a santidade volte a ser uma busca fundamental do seu coração.
A confissão comunitária é sempre iluminada por um texto do Evangelho, que ajuda o fiel a olhar para o seu interior e a perceber todas as realidades da sua vida que precisam ser diferentes: pensamentos, palavras, atitudes, o relacionamento familiar, o convívio no ambiente de trabalho, na vida de comunidade, e a vivência da justiça e da caridade. O Perdão que Deus derrama em nossos corações, mediante nosso sincero arrependimento é para que a Verdade do Amor prevaleça em nossa vida. Pois só o amor verdadeiro nos santifica.
:: Confira aqui os horários de absolvições comunitárias no Santuário Nacional
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo da obra social do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.