Releases

Homenagens a Nossa Senhora reúnem 270 mil pessoas em Aparecida

No dia 12 de outubro, Santuário Nacional acolheu mais de 75 mil romeiros

Escrito por Matheus Andrade

15 OUT 2021 - 15H18

Gustavo Cabral Festa da Padroeira  (Gustavo Cabral)

As festividades em homenagem a Padroeira do Brasil reuniram mais de 270 mil pessoas no Santuário Nacional entre os dias 3 e 12 deste mês. Na principal data de celebração, 12 de outubro, 75.805 devotos de Nossa Senhora visitaram a Basílica de Aparecida e puderam participar de um das 14 celebrações programadas para o dia.

Durante a Novena (3 a 11) em preparação para Festa da Padroeira, 197.862 fiéis circularam pelo complexo de acolhida do Santuário Nacional. Entre eles, 30.432 peregrinaram a pé até a Basílica, pela Rodovia Presidente Dutra, segundo a concessionária que administra a estrada.

No Dia da Padroeira (12), o número de romeiros caminhando foi de 1.773 pessoas, totalizando 32.205 romeiros que chegaram a Aparecida deste modo ao longo dos 10 dias de solenidades. A contagem deste ano é quase o dobro daqueles que concluíram o trajeto sem automóvel em 2020, quando a marca foi de 17.178 peregrinos ao longo do período festivo. O registro em 2021 é semelhante ao de 2019, quando 31.238 romeiros completando a sua jornada a pé.

A presença de mais de 75 mil devotos no dia 12 de outubro supera o número do último ano, quando 30 mil visitantes circularam pelo Santuário Nacional na Festa da Padroeira, mas ainda mantém distância dos números pré-pandemia. Em 2019, a data celebrativa em honra a Nossa Senhora Aparecida reuniu 162 mil pessoas nas atividades da Basílica.

Em relação aos dias de Novena, de 3 a 11 de outubro, os registros totais também indicam superação das marcas de 2020, mas sem igualar 2019. No ano passado, cerca de 45 mil visitantes estiveram no Santuário Nacional nos 9 dias que antecederam a Festa da Padroeira, já em 2019 a contagem indicou 301 mil romeiros nas áreas da Basílica em todo o período.

Todas as celebrações realizadas este ano puderam contar com a presença de até 2.500 pessoas no interior da Basílica e outras 5 mil no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida. A restrição imposta pelos Protocolos de Saúde das autoridades visa garantir o distanciamento social. Medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos, também foram amplamente reforçadas com comunicação constante nas áreas do Santuário Nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.