Por Matheus Andrade Em Releases

Nossa Senhora Aparecida será homenageada com monumento no Vaticano

Os jardins do Vaticano passarão a contar, no início de setembro, com um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A inauguração da obra de arte faz parte das comemorações pelo tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida, que será celebrado em 2017.

A iniciativa do Santuário Nacional, articulada pela Arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada brasileira no Vaticano, buscou incluir a Padroeira do Brasil em uma área onde já há homenagens às devoções marianas de outros países.

Inauguração e bênção do monumento estão marcadas para as 9h30 (horário local) do dia 3 de setembro, no Vaticano. Além da comitiva do Santuário Nacional e da Arquidiocese de Aparecida, estarão presentes representantes da diplomacia do governo brasileiro e da empresa italiana que confeccionou o monumento.

Ainda não a há confirmação se Papa Francisco participará do momento, mas membros do Governadorato do Estado, o órgão administrativo da Cidade do Vaticano, também participarão da cerimônia.

Padre Daniel Antonio, Administrador-Ecônomo do Santuário Nacional, expressou a satisfação pela solicitação ter sido atendida em um período oportuno para as comemorações. “É muito gratificante que nosso desejo da presença de Nossa Senhora Aparecida no Vaticano tenha sido contemplado neste tempo que iniciamos a comemoração de seus trezentos anos. A iniciativa do Santuário, junto com o Cardeal Damasceno, foi aceita de bom grado pela Santa Sé”, comentou o sacerdote.

Monumento - Com a concepção de Cláudio Pastro, o mesmo autor do acabamento artístico interno da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, e com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália, o monumento tem 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal.

O corpo do monumento, com 2 cm de espessura, é de Aço Corten e pesa 1.713 kg. Já a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que irá compor a obra é de bronze, na tonalidade dourada, e pesa 8 kg.

Uma canoa na base, a presença de três pescadores e uma rede estilizada, que remete também a abundância de peixes, fazem referência ao momento em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717.

Um monumento idêntico será inaugurado no Santuário Nacional no dia 8 de outubro deste ano, durante a Novena da Padroeira. Há também a previsão da instalação de um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em Brasília em maio de 2017. A obra ficará na sede da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - mas, embora concebido pelo mesmo artista, trará uma nova composição e tamanho.

Coletiva de Imprensa – O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, atenderá os profissionais de comunicação para detalhar mais sobre o assunto. A coletiva de imprensa acontecerá na próxima sexta-feira (26/08), às 10h, na Cúria da Arquidiocese de Aparecida, localizada no Seminário Bom Jesus (Rua Barão do Rio Branco, 412 – Centro, Aparecida).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.