Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 03 JAN 2019 - 13H53

Santuário de Aparecida acolhe mais de 12,6 milhões de peregrinos em 2018

Número mostra crescimento na frequência de romeiros fora do Ano Jubilar

Thiago Leon
Thiago Leon
Segundo semestre concentrou 63% da movimentação anual de 2018

Mais de 12,6 milhões de peregrinos passaram pelo Santuário Nacional de Aparecida durante o ano de 2018. A cifra posiciona o ano como o segundo mais movimentado da história da devoção à Padroeira do Brasil, ficando atrás apenas de 2017, quando se celebraram os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Em 2017 tivemos um movimento maior, em virtude das celebrações dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora. Mas, mesmo assim, este número é muito além do que aquilo que recebíamos até 2016, o que significa que houve um crescimento de pelo menos 500 mil fiéis em relação aos anos anteriores ao Tricentenário”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Ainda segundo a administração do Santuário, outros fatores também fizeram com que o número de visitantes fosse de 400 mil a menos em 2018 com relação a 2017. “No primeiro semestre, tivemos a greve dos caminhoneiros, que afetou a distribuição de combustíveis e a manutenção da rede hoteleira. Ainda se somam a isso a Copa do Mundo e o primeiro e segundo turnos das eleições, que seguramente cooperaram para este número ser um pouco menor”, contextualiza o sacerdote.

O mês mais movimentado do ano foi setembro, quando mais de 1,4 milhão de fiéis passaram pelo Santuário. A cifra representou um aumento de quase 100 mil peregrinos no mesmo período, em comparação com o ano anterior. Já o mês de menor visitação ao Santuário foi fevereiro, com o registro de cerca de 760 mil devotos. Mesmo com este número, o segundo mês de 2018 registrou um aumento de quase 45 mil pessoas em relação a 2017.

O crescimento no mês pode ser explicado devido à presença de grandes peregrinações, que aproveitam o período menos movimentado para realizar suas atividades. A Romaria do Terço dos Homens, por exemplo, maior grupo registrado em 2018, bateu recorde de participantes, trazendo mais de 70 mil homens ao Santuário de Aparecida, no dia 17 de fevereiro.

Entretanto, foi em novembro que o Santuário acolheu o maior público do ano em dias únicos. O dia 10 deste mês foi o mais movimentado de 2018. Na data, quase 173 mil pessoas marcaram presença no maior templo mariano do mundo. O dia 25 do mesmo mês também registrou alto número de peregrinos, com a presença de quase 164 mil pessoas, se configurando como o segundo dia mais cheio do ano na Basílica Nacional.

Já o dia 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil, foi o terceiro dia mais movimentado de 2018 em Aparecida. Na data, foram contabilizados cerca de 160 mil romeiros, que participaram das celebrações em honra à Nossa Senhora Aparecida.

Os indicadores contribuíram ainda para que o maior fluxo de pessoas no período fosse registrado no segundo semestre. Mais de 63% da cifra anual foi contabilizada apenas neste período.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.