Em preparação para a Solenidade de Pentecostes, celebrada em 28 de maio, o Santuário Nacional de Aparecida dá início, nesta terça-feira (16), à Novena de Pentecostes. A oração ocorre até o próximo dia 26, exceto no sábado (20) e domingo (21), na Basílica Histórica, às 19h30.
O dia de Pentecostes, para os cristãos, encerra o período Pascal na liturgia da Igreja. A data é celebrada 50 dias após a Ressurreição de Jesus. Ela faz memória da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria, como apresentado nos registros bíblicos. Além disso, marca o nascimento de uma Igreja Missionária, como explica o missionário Redentorista, padre Camilo Júnior.
“Pentecostes marca o nascimento da Igreja missionária, quando os discípulos vão compreendendo que agora são eles que devem continuar os gestos de amor de Jesus neste mundo. A Igreja se descobre em constante saída, como tão bem tem falado o Papa Francisco. Uma Igreja que vai às periferias do mundo, porque o Espírito nos impulsiona para levar a Palavra de Jesus onde não existe mais sinal de esperança”, comenta o padre.
Para guiar as reflexões destes nove dias de oração, a novena deste ano tem como tema central “Doce alívio, vinde nos trazer o descanso nos sofrimentos! ”. Outros subtemas serão abordados ao longo da semana, sendo:
1º Dia – Espírito de Deus curai os enfermos!
2º Dia – Consolo que acalma, afastai as aflições!
3º Dia – Hóspede da Alma, libertai-nos dos vícios!
4º Dia – Luz bendita, iluminai nossas palavras!
5º Dia – Chama do Amor, consumi-nos na caridade!
6º Dia – Unção Divina, ungi-nos com o perdão!
7º Dia – Pai dos pobres, alimentai os famintos!
8º Dia – Intercessor Perfeito, aumentai nossa fé!
9º Dia – Doador dos Dons guiai vossa Igreja!
A TV Aparecida transmite a atividade em todos os dias. Para acompanhar de casa ou presencialmente, o devoto adquire o livro Novena de Pentecostes 2023, elaborado pelo Santuário Nacional em parceria com a Editora Santuário, na Loja Oficial, em a12.com/loja.
Silêncio e Esperança: Santuário Nacional celebra o Ofício da Imaculada
A celebração, marcada pela oração das sete horas canônicas, foi presidida pelo Pe. A celebração foi presidida pelo Pe. Célio Lopes, C.Ss.R., e animada pelo Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., unindo preces pelas mulheres, pelas famílias e pela paz mundial à espera da Ressurreição.
Dores de Nossa Senhora: fiéis rezam pelas mães da atualidade
No Santuário Nacional, momento de oração no Sábado Santo recordou o sofrimento das mães de hoje à luz das dores de Maria
Procissão do Senhor Morto: Encontro do luto com a promessa de Vida
Em transmissão especial na TV Aparecida, com mediação dos jornalistas Camila Morais e Eduardo Miranda e reflexões do Pe. José Ulysses, C.Ss.R., a procissão destacou o papel da compaixão cristã e a preparação para o triunfo da vida sobre a morte.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.