Releases

Suspensas por dois anos, procissões voltam a acontecer nas festividades da Padroeira do Brasil

Tradicional Procissão Memória e Procissão Solene são retomadas em Aparecida

Escrito por Carla Zanon

10 OUT 2022 - 12H05 (Atualizada em 10 OUT 2022 - 12H15)

Thiago Leon

Em Aparecida, durante dois anos, procissões realizadas no período das festividades da Padroeira o Brasil, ficaram suspensas em razão da Covid-19. Após este período crítico da pandemia, neste ano, estas atividades serão retomadas. Além da tradicional Procissão Memória, a Procissão Solene, que acontece no dia 12 de outubro, também volta a acontecer pelas ruas da cidade de Aparecida (SP).

Há 28 anos, ocorre no Santuário Nacional de Aparecida a Procissão Memória para o Porto Itaguaçu. Como em todos os anos, a procissão acontece no dia 11 de outubro, às 20h30, após a Novena da Noite. Neste ano, irmãs carmelitas do Mosteiro de Pio XII, da cidade de Tremembé (SP), confeccionaram as velas que serão usadas durante a Procissão Memória.

O percurso que os fiéis realizam com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, parte da Basílica, percorre a Avenida Itaguaçu, rumo ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem com os pescadores em 1717. Durante a procissão Memória, como o próprio nome diz, é resgatada parte da história de Nossa Senhora Aparecida, como destaca Padre Diego.

A Procissão Memória é o movimento mais bonito de expressão popular da fé, justamente porque recorda a origem da devoção a Nossa Senhora Aparecida. É uma caminhada que é feita logo após a Novena da noite, até o local onde foi encontrada Nossa Senhora Aparecida. Durante este momento os devotos da Mãe Aparecida recordam também as origens de quando eles mesmos começaram a amar Nossa Senhora, por meio dos pais, dos avós”, afirma o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Padre Diego Antônio.

A Procissão Solene do dia 12 de outubro tem início na Basílica Histórica, às 18h, com a oração do Ângelus. Após este momento, os fiéis irão percorrer pelas ruas da cidade de Aparecida (SP), em oração, rumo ao Santuário Nacional, para participarem da missa de encerramento das festividades marianas. Logo em seguida, após a missa, um show pirotécnico acontecerá em frente a Fachada Norte da igreja concluindo as festividades deste ano.

Por Carla Zanon, em Releases