Por Victor Hugo Barros Em Releases

Tríduo prepara fiéis para celebração de Corpus Christi em Aparecida

Festa celebra a presença real de Jesus no Santíssimo Sacramento, um dos principais pontos da fé católica

Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
Solenidade é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas


Uma das principais festas do calendário católico, a solenidade de Corpus Christi será celebrada de forma especial no Santuário Nacional. De segunda (17) a quarta-feira (19), um Tríduo antecede as comemorações, que tem seu ápice na quinta-feira (20). Com um tema diferente a cada dia, as meditações acontecem na missa das 9h. Elas refletem sobre o mistério da presença de Jesus na Eucaristia, um dos principais pontos da fé católica.

Abrindo o Tríduo, a missa da segunda-feira apresenta o mistério eucarístico como “fonte de reconciliação e paz”. Na terça-feira, os peregrinos serão convidados a vislumbrar a Eucaristia como “fonte de amor ao próximo”. Encerrando os três dias de preparação para a solenidade, na quarta-feira as reflexões giram em torno da temática “Eucaristia, fonte de intimidade com Deus”.

Todas as celebrações acontecem no Altar Central da Basílica de Aparecida, sendo transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação. Ao longo de todo o dia, o Santíssimo Sacramento fica exposto na Capela do Santíssimo para a adoração dos fiéis. Ali também acontecem vigílias e terços em diversos períodos.

Na quinta-feira de Corpus Christi (20) a programação será intensificada. A principal missa do dia, às 9h, será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Ao fim da celebração, uma procissão com o Santíssimo Sacramento ao redor da Basílica marca a data. O ato celebra publicamente o mistério do Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia, ao mesmo tempo em que lembra aos fiéis que Deus caminha com seu povo.

Na data, além da missa das 9h, ainda acontecem celebrações às 7h, 12h, 16 e 18h. Ao fim da procissão, o ostensório com a hóstia consagrada fica exposto na Capela do Santíssimo até o fim da tarde. No local, acontece às 14h uma vigília com a oração do terço.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.