Missa

Axé! Santuário celebra Romaria das Comunidades Negras

Peregrinação da Pastoral Afro-Brasileira à Aparecida marcou o início das celebrações do mês da Consciência Negra

Escrito por Guilherme Gomes

04 NOV 2023 - 13H17 (Atualizada em 07 NOV 2023 - 09H49)

Reprodução/ Aparecida ao Vivo

Leia MaisEncerrando Outubro com Gratidão e Esperança no Coração!Foi com cânticos, cores e danças que o Santuário Nacional celebrou o início das celebrações do mês da Consciência Negra.

A Santa Missa das 12h deste sábado (04) foi presidida por Dom Zanoni Castro, arcebispo de Feira de Santana (BA), e animada pelo Missionário Redentorista Pe. Coutinho.

Com o tema "Mãe Negra Aparecida, leve o clamor do seu povo ao seu filho Jesus", a Romaria das Comunidades Negras se destaca no Brasil por ser pertencente à Pastoral Afro-Brasileira, uma pastoral que é transformadora e tem presença marcante no país.

O Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, bem como o coral que animou a Santa Missa, estiveram muito coloridos.

Reprodução/ Aparecida ao Vivo
Reprodução/ Aparecida ao Vivo


Axé! Axé! Axé!*
 Foi o pedido do Pe. Coutinho em coro com os devotos da Mãe Aparecida no início da celebração.

Nos juntamos aos milhares de peregrinos que, aqui vindos de tantos lugares, de carro, de bicicleta, a pé, estamos aqui orgulhosos da nossa afrodescendência. Viemos do fundo da terra, das velhas senzalas, das novas favelas, viemos do samba de roda, estamos chegando do chão dos quilombos”, bradou Dom Zanoni no início de sua homilia.

E continuou:

Somos uma porção significativa da população desse país-continente. Estamos aqui, irmãos, fazendo memória do Dia Nacional da Consciência Negra”, falou.

Reprodução/ Aparecida ao Vivo
Reprodução/ Aparecida ao Vivo


O arcebispo de Feira de Santana (BA) ainda citou os mais de 200 milhões de homens e mulheres de origem africana que vivem no continente americano.

Estamos pedindo luz para que a ação evangelizadora tenha presente os 200 milhões de homens e mulheres afrodescendentes que vivem nesse continente americano. Estamos para pedir que a Igreja, em sua ação evangelizadora, tenha presente a cultura de origem africana e que, de modo algum pode ser esquecida, nem desrespeitada, nem deixada de lado”, pediu.

E finalizou lembrando o Papa:

Estamos em comunhão com o Santo Padre, Papa Francisco, nesse lindo processo de escuta e discernimento, chamando-nos a caminhar juntos sob a guia do Espírito Santo!”, disse.

* A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

.:: Veja a Santa Missa na íntegra:

.:: O racismo é um mal abominável que nega a dignidade humana

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...