Em uma demonstração de fé e tradição de 120 anos, a Romaria da Arquidiocese de São Paulo ao Santuário Nacional de Aparecida aconteceu neste domingo (02). O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu a missa no Altar Central.
Os fiéis podem também acompanhar as missas no Santuário Nacional de Aparecida pela Rede Aparecida de Comunicação, A12.com, pelo YouTube do Santuário e Aplicativo Aparecida.
Pedindo força e esperança, Dom Odilo encorajou aos fiéis a recorrerem à Nossa Senhora Aparecida.
“É tão bom voltar à Casa da Mãe, ainda mais quando a vida está difícil, quando as coisas estão complicadas como agora. Tanto sofrimento, tantas situações de dor, luto, ansiedade, mas também de esperança, tantas coisas bonitas estão acontecendo, graças a força que vem da fé, generosidade, caridade. Trazemos tudo isso no altar de Deus, aqui no Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, afirmou Dom Odilo.
Tempo de Pandemia - “Como cristãos, não devemos desanimar. Devemos continuar firmes a crer, a esperar e a fazer a nossa parte, a produzir os frutos da fé. Vamos cuidar dos doentes, dos pobres, daqueles que passam necessidades, zelar pela nossa saúde, tudo isso é fruto da fé. Vamos confiar em Deus. Se nos mantermos unidos a Deus, Ele não deixará de nos dar Sua força, para que possamos, a cada dia, corresponder a Sua graça”.
“Hoje aqui na Casa da Mãe Aparecida, pedimos a Deus que nos dê perseverança, a força de nos mantermos fiéis ao nosso batismo de vida cristã. Com o olhar em Cristo, que possamos superar este tempo com a intercessão de nossa Mãe e Padroeira Nossa Senhora Aparecida”, completou.
História de fé e tradição – A romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida é a mais antiga entre as organizadas por paróquias e dioceses. Surgiu dia 08 de setembro de 1900, por iniciativa do então bispo de São Paulo, Dom Antônio Cândido de Alvarenga. Junto do religioso vieram 1200 romeiros, “que ofertaram a Nossa Senhora Aparecida um rico estandarte”, conforme contam as crônicas da Comunidade Redentorista de Aparecida.
O hino “Viva a Mãe de Deus e Nossa”, um dos mais populares em honra à Padroeira do Brasil, também está diretamente ligado à peregrinação paulistana. A música foi composta em 1905 para a romaria de São Paulo, se tornando a canção utilizada em outras edições da vinda a Aparecida. A canção caiu no gosto popular e, desde 1951, passou a ser utilizada pelo Santuário Nacional nas celebrações marianas.
Reveja a missa:
Painéis que evangelizam no Santuário Nacional
A arte sacra do Santuário ensina e evangeliza em cada imagem. Vamos conhecer mais sobre o chamado Painel dos Homens, que fica na Nave Oeste da Casa da Mãe?
Missa em ação de graças marca os 40 anos da Academia Marial
A missa das 18h desta quarta-feira (14) celebrou os 40 anos da Academia Marial do Santuário Nacional.
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.