Missa

“O Ressuscitado nos faz missionários”, afirma Dom Orlando Brandes

Neste domingo de Páscoa, devotos e devotas da Mãe Aparecida se reuniram em torno do Altar Central do Santuário Nacional.

Escrito por Letícia Dias

31 MAR 2024 - 09H27 (Atualizada em 01 ABR 2024 - 10H37)

Viva Cristo Ressuscitado entre nós!

Neste domingo de Páscoa, 31 de março, dia no qual, como Igreja, celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a Ressurreição de Nosso Senhor, os devotos e devotas de Nossa Senhora se reuniram em torno do Altar Central, do Santuário Nacional, para a Santa Missa das 8h. Leia MaisDevotos de Aparecida exaltam o Amor que ressuscita em nós

A celebração eucarística foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida e animada pelo missionário redentorista Irmão André Luiz Oliveira.

Dom Orlando afirmou, ao iniciar sua homilia, para não termos medo da morte, pois há a ressurreição, a participação na vida de Cristo no céu.

Santa Teresinha diz assim, acredito tanto em Jesus ressuscitado, que eu vou passar o meu céu fazendo o bem na terra. Olha que maravilha! O ressuscitado, de fato, nos faz missionários para fazer o bem na terra, disse.

O arcebispo destacou três figuras bíblicas, testemunhas da ressurreição: São Pedro, São Paulo e Santa Maria Madalena.

“Primeiro, Pedro. Pedro, que negou três vezes. Jesus dizia, eu sou. Pedro dizia, eu não o conheço. Jesus dizia, sou eu que vocês procuram. Pedro dizia, eu não sou desse grupo. Mas hoje, está aqui Pedro, não mais com aquela presunção, mas alegre, forte, entusiasmado, por quê? Porque se encontrou com Jesus ressuscitado.”

Para Dom Orlando não basta apenas termos consciência de Jesus ressuscitado, precisamos fazer experiências vivas com Ele e, assim, sermos transformados como Pedro que passa a pregar com coragem.

“ [Depois] Paulo Apóstolo. Foi tão grande a luz do encontro dele com Jesus, pois Paulo era perseguidor, matava e perseguia os seguidores de Jesus. Mas, o ressuscitado apareceu a Paulo e a luz foi tão grande que ele caiu do cavalo…

Paulo não esqueceu essa experiência forte que o derrubou para o mal e que o fez ficar de pé para a missão. E por causa de Jesus ressuscitado, Paulo caminhava quilômetros para anunciar em todas as nações Jesus ressuscitado. Oxalá a gente também fizesse um pouco dessa experiência para que seja fortalecida a missão, a pregação, e a alegria do Evangelho.”


O Arcebispo mencionou, por último, Maria Madalena:

“Madalena era uma pessoa que só espalhava tristeza, por isso a bíblia diz que ela foi curada; e os demônios eram todos problemas humanos. Ela era frustrada… nós temos um pouco de Madalena… muitos problemas, muitas feridas.

Mas, Jesus ressuscitado, como transformou Madalena, Ele nos transforma também, porque Ele tem esse poder do ressuscitado. Madalena vai de madrugada visitar Jesus lá no túmulo. Ela foi lá agradecer, não esqueceu o sepultado, como nós esquecemos. Ela foi lá, então, levar os perfumes. E o perfume é a fé que se espalha em toda a humanidade.”

Ao finalizar, Dom Orlando, explicou que Maria Madalena sai às pressas ao ver o túmulo vazio, porque vai anunciar. Ali ela já é discípula, missionária e representa a Igreja que vai ao encontro de Jesus. “ É a Igreja do Ressuscitado!”

Procissão da Ressurreição

Neste domingo (31), às 6h30, foi realizada a Procissão da Ressurreição com toda a comunidade, a presença dos romeiros e peregrinos da Mãe Aparecida.

Na certeza de uma vida nova em Cristo, a procissão saiu do interior do Santuário Nacional e seguiu até o Pátio das Palmeiras, onde todo o povo de Deus rezou uma oração para professar a fé e, em seguida, dirigiu preces à Nossa Senhora.  

Veja alguns registros desse momento:

Confira a Santa Missa na íntegra:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...