Missa

Santuário Nacional celebra 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Escrito por Luciana Gianesini

21 MAI 2023 - 08H39 (Atualizada em 23 MAI 2023 - 07H45)

Rafael Camargo/ A12

Na manhã deste domingo (21), a Santa Missa das 8h no Altar Central do Santuário Nacional trouxe uma mensagem, um recado e um chamado.

No dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado voltou aos céus, Ele nos diz, no Evangelho, que foi Deus mesmo quem O enviou para o meio de nós, assegurando que estaria conosco até o fim dos tempos. Mas deixou-nos a missão de sermos nós também os continuadores de sua própria missão. (cf. Mt 28,16-20)

Leia MaisOs dez mandamentos da comunicação cordialDiretório de Comunicação da Igreja no Brasil ganha nova edição atualizadaNesta importante data do Calendário Litúrgico, também celebramos o 57º Dia Mundial da Comunicações Sociais, que neste ano trouxe o tema «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)».

Por esse motivo, a Santa Missa foi presidida por Dom Valdir José de Castro, bispo da Diocese de Campo Limpo e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB.

A celebração também contou com a participação de Marcus Tullius, coordenador nacional da Pastoral da Comunicação, e o Padre Tiago Sibula da Silva, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

O ponto central da celebração foi a reflexão de que quando exercitamos a nossa escuta, que exige saber esperar e ter paciência, também exercitamos o ato de não impor ao outro o nosso ponto de vista.

Assim, de fato dialogamos e partilhamos, o que significa comunicar cordialmente. E, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor. Não devemos ter medo de proclamar a verdade, que às vezes pode ser incômoda, mas devemos sim, ter medo de fazer isso sem amor, sem coração.


Comunicar com o jeito de Cristo

Em sua homilia, Dom Valdir perguntou aos devotos presentes na Casa da Mãe:

"O que Jesus deixou como ordem para nós, cristãos, colocarmos em prática? O primeiro mandamento foi amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas, antes de tudo, amar, amar até as últimas consequências, como Ele amou até o fim, dando a vida por amor numa Cruz".

Rafael Camargo/ A12
Rafael Camargo/ A12
Dom Valdir José de Castro, bispo referencial para a Comunicação da CNBB

O bispo da Diocese de Campo Limpo (SP) prosseguiu a reflexão:

"O tema deste 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, colocado pelo Papa Francisco, é justamente falar com amor. Nós falamos com amor? Como é a nossa fala, a nossa comunicação, a partir de dentro, de casa, da família?

No ano passado, a mensagem era escutar com o coração. Neste ano, falar. Se a gente não escuta com o coração é muito difícil falar com o o coração, dentro da verdade. Essas duas mensagens também têm a ver com a mensagem de 2021, que foi comunicar a partir da realidade onde as pessoas estão, 'ir e ver'", lembrou.

A seguir, o bispo referencial para a Comunicação da CNBB também instigou à reflexão os próprios profissionais da comunicação, falando sobre o compromisso com a verdade:

"Nossa comunicação é, de fato, cordial? Como é a nossa comunicação em casa, na imprensa, nas redes sociais? Aquilo que comunicamos é realmente verdadeiro? O Papa já alertou diversas vezes sobre o problema das fake news. Uma mentira muitas vezes contada se torna verdadeira, então temos de ter muito cuidado!", salientou.

Por fim, Dom Valdir lembrou o jeito de comunicar de Jesus, que escutava especialmente as pessoas com dor, com fome, com sede: "Vamos falar com amor, com os irmãos e com Deus e Maria Santíssima!", convidou.

"Somos chamados a ser missionários da Palavra; a própria Evangelização é comunicar. Que a gente possa fazer da nossa comunicação um grande momento de criar fraternidade, paz, justiça. Criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão. Que Maria, nossa Mãe Aparecida, seja nossa Intercessora. Ela, que foi mulher da escuta e de dizer sim ao que Deus lhe comunicou!", concluiu o bispo.

Ao final da Santa Missa, a Consagração à Nossa Senhora Aparecida foi rezada pelo Pe. Tiago.

Reveja a celebração no vídeo abaixo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...