Santuário Nacional celebra 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Na manhã deste domingo (21), a Santa Missa das 8h no Altar Central do Santuário Nacional trouxe uma mensagem, um recado e um chamado.
No dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado voltou aos céus, Ele nos diz, no Evangelho, que foi Deus mesmo quem O enviou para o meio de nós, assegurando que estaria conosco até o fim dos tempos. Mas deixou-nos a missão de sermos nós também os continuadores de sua própria missão. (cf. Mt 28,16-20)
Leia MaisOs dez mandamentos da comunicação cordialDiretório de Comunicação da Igreja no Brasil ganha nova edição atualizadaNesta importante data do Calendário Litúrgico, também celebramos o 57º Dia Mundial da Comunicações Sociais, que neste ano trouxe o tema «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15)».
Por esse motivo, a Santa Missa foi presidida por Dom Valdir José de Castro, bispo da Diocese de Campo Limpo e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB.
A celebração também contou com a participação de Marcus Tullius, coordenador nacional da Pastoral da Comunicação, e o Padre Tiago Sibula da Silva, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.
O ponto central da celebração foi a reflexão de que quando exercitamos a nossa escuta, que exige saber esperar e ter paciência, também exercitamos o ato de não impor ao outro o nosso ponto de vista.
Assim, de fato dialogamos e partilhamos, o que significa comunicar cordialmente. E, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor. Não devemos ter medo de proclamar a verdade, que às vezes pode ser incômoda, mas devemos sim, ter medo de fazer isso sem amor, sem coração.
1/13
Comunicar com o jeito de Cristo
Em sua homilia, Dom Valdir perguntou aos devotos presentes na Casa da Mãe:
"O que Jesus deixou como ordem para nós, cristãos, colocarmos em prática? O primeiro mandamento foi amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas, antes de tudo, amar, amar até as últimas consequências, como Ele amou até o fim, dando a vida por amor numa Cruz".

Dom Valdir José de Castro, bispo referencial para a Comunicação da CNBB
O bispo da Diocese de Campo Limpo (SP) prosseguiu a reflexão:
"O tema deste 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, colocado pelo Papa Francisco, é justamente falar com amor. Nós falamos com amor? Como é a nossa fala, a nossa comunicação, a partir de dentro, de casa, da família?
No ano passado, a mensagem era escutar com o coração. Neste ano, falar. Se a gente não escuta com o coração é muito difícil falar com o o coração, dentro da verdade. Essas duas mensagens também têm a ver com a mensagem de 2021, que foi comunicar a partir da realidade onde as pessoas estão, 'ir e ver'", lembrou.
A seguir, o bispo referencial para a Comunicação da CNBB também instigou à reflexão os próprios profissionais da comunicação, falando sobre o compromisso com a verdade:
"Nossa comunicação é, de fato, cordial? Como é a nossa comunicação em casa, na imprensa, nas redes sociais? Aquilo que comunicamos é realmente verdadeiro? O Papa já alertou diversas vezes sobre o problema das fake news. Uma mentira muitas vezes contada se torna verdadeira, então temos de ter muito cuidado!", salientou.
Por fim, Dom Valdir lembrou o jeito de comunicar de Jesus, que escutava especialmente as pessoas com dor, com fome, com sede: "Vamos falar com amor, com os irmãos e com Deus e Maria Santíssima!", convidou.
"Somos chamados a ser missionários da Palavra; a própria Evangelização é comunicar. Que a gente possa fazer da nossa comunicação um grande momento de criar fraternidade, paz, justiça. Criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão. Que Maria, nossa Mãe Aparecida, seja nossa Intercessora. Ela, que foi mulher da escuta e de dizer sim ao que Deus lhe comunicou!", concluiu o bispo.
Ao final da Santa Missa, a Consagração à Nossa Senhora Aparecida foi rezada pelo Pe. Tiago.
Reveja a celebração no vídeo abaixo:

Centro de Apoio ao Romeiro completa 25 anos
O CAR (Centro de Apoio ao Romeiro), popularmente conhecido como Shopping dos Romeiros, completa 25 anos de existência em 2023.

92 anos da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil
Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida, desde o encontro da imagem até a proclamação da santa para Padroeira do Brasil.

Dia de Oração pelo Sínodo: Santuário Nacional reza em unidade com a Igreja
O pedido especial do Papa, manifestado na oração do Regina Coeli do último domingo (28), é que dirijamos nossa oração especial pela paz e pela unidade.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.