Neste sábado (24), o Santuário Nacional celebrou a natividade de São João Batista e acolheu a Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE), por ocasião da 38ª Semana do Migrante.
A celebração eucarística se deu início com hino de louvor a São João Batista, no Altar Central do Santuário Nacional e foi presidida pelo Missionário Redentorista e Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Diego Antônio da Silva, e animada pelo Ir. Ian Lucas Lopes, Missionário Redentorista.
A natividade de São João Batista é uma solenidade muito importante no ano litúrgico, porque nesse dia lembramos o maior dos profetas, como o próprio Jesus o chama em Mt 11,11:
“Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista.”
Pe. Diego iniciou a celebração com um pedido aos fiéis:
“Que o grande apelo de São João Batista para uma verdadeira conversão também toque o nosso coração nessa eucaristia”.
Em sua homilia Pe. Diego lembrou que hoje é um dia muito especial para todos, pois celebramos o grande precursor de Jesus, São João Batista. A sua natividade o seu nascimento.
“Nós ouvimos nas palavras de Deus que o nascimento de João foi algo muito especial, Isabel e Zacarias eram idosos e não tinham filhos. Zacarias rezava dia e noite no templo, pedindo a Deus a graça de ter descendentes (...), mas Zacarias no momento que estava indo ao templo Zacarias oferecer uma oferta do incenso, ele teve uma visão de um anjo, que dizia que Isabel ficaria gravada, mas Zacarias não acreditou e por causa disso a sua boca se calou, ele perdeu a sua voz porque não acreditou na ação Divina, naquele momento Isabel ficou grávida pela ação do Espírito Santo”.
Pe. Diego lembra que o nome de João Batista significa a consolação de Deus.
“Que fez nascer um menino que será a causa de contradição para muitos povos, ele irá adiante do Senhor para preparar os caminhos, para plainar as montanhas e anunciar o sol nascente que nos visita lá do alto, como luz resplandecente para iluminar todos os povos que vivem na escuridão da ignorância”.
Seguindo a reflexão, Pe. Diego explicou aos fiéis que a “grande missão de João é anunciar o Cristo”.
“Ele é o cordeiro de Deus, que vem para tirar os pecados do mundo, eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias, mas eu anuncio aquele que é o verdadeiro cordeiro, o salvador da humanidade. João teve a grande missão de batizar àquele que é o verdadeiro batismo, a nova e eterna aliança. Jesus que no altar da eucaristia faz conosco uma nova e eterna aliança”.
Pe. Diego lembrou aos devotos que “pelo nosso batismo nós também nos tornamos filhos amados pelo nosso Deus” e que devemos anunciar a Jesus, assim como João.
“Nós também irmãos, pelo nosso batismo, somos enviados para anunciar Jesus, assim como João, como nosso verdadeiro salvador e redentor. A missão de todos nós deve ser também de proclamar que Jesus Cristo é verdadeiramente o filho de Deus Pai”.
O padre ainda destacou que a Igreja Católica deve ser anunciadora do cordeiro, proclamadora da palavra, mas também comprometido com o profetismo da justiça em favor dos pobres.
“Quando nós olhamos na vida e missão de João Batista, nós não podemos nos descuidar do seu grande profetismo em viver a verdade de Cristo, a verdade do evangelho e a verdade da justiça”.
E finalizou pedindo a intercessão de São João Batista por todos nós, pelas famílias pelas mamães que desejam viver a maternidade.
“Que São João Batista olhe pela nossa igreja e pela nossa grande missão evangelizadora neste mundo, para que todos nós também possamos proclamar Jesus como único e verdadeiro cordeiro, que tira os pecados da humanidade, assim seja Amém”.
Confira a Santa Missa na íntegra
Santuário de Aparecida acolhe as Relíquias de Santa Teresinha
Devotos se emocionam com a presença das Relíquias de Santa Teresinha no Santuário Nacional
Santuário Nacional celebra 6 décadas de Campanha da Fraternidade
A homilia destacou a necessidade de conversão do coração e ação prática para construir uma sociedade mais justa e fraterna, seguindo o exemplo de Jesus.
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.