Missa

Teatinos iniciam o Ano Jubilar dos 500 anos de fundação da Ordem, no Santuário Nacional

Escrito por Letícia Dias

07 JUL 2023 - 10H43 (Atualizada em 07 JUL 2023 - 11H53)

Portal A12

Leia MaisAcompanhe a Romaria da Família dos Devotos pelo Portal A12Mais de 500 km percorridos: Romaria de Tratores chega ao Santuário

Nesta sexta-feira (07), a Santa Missa das 9h no Altar Central do Santuário Nacional foi dedicada à Abertura do Ano Jubilar dos 500 anos de fundação da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, e também em intenção do Apostolado da Oração, neste dia no qual a Igreja honra o Sagrado Coração de Jesus.

A celebração foi presidida por
Dom Gorgônio Alves da encarnação Neto, CR, Bispo de Itapetininga (SP).

Os Teatinos formam um Instituto clerical de Vida Consagrada Religiosa, fundado no dia 14 de setembro de 1524.

Dedicam-se a tudo o que diz respeito ao ministério sacerdotal, e o trabalho pastoral se concretiza nas paróquias, colégios, faculdades e acompanhamentos de pessoas com dificuldades pessoais e sociais.

Dom Gorgônio saudou, no início de sua homilia, todos os Teatinos presentes na Santa Missa, de modo particular o superior geral, Padre Salvador Rocha, e os provinciais do Brasil, da Argentina, da Espanha, do México e da Itália.

O bispo explicou aos fieis presentes que, junto aos membros da Ordem Regular, foi celebrada hoje (07) uma Missa votiva de São Caetano.

“Hoje, de modo especial, celebramos com os filhos de São Caetano a Abertura das comemorações do jubileu dos 500 anos da ordem dos clérigos regulares, fundada por São Caetano, pelo bispo João Pedro Carrafa, que mais tarde se tornou o Papa Paulo IV, Bonifácio de Colle e Paulo Consiglieri.” 

Portal A12
Portal A12


De acordo com Dom Gorgônio, eram tempos difíceis no período de fundação da Ordem, devido à época da Reforma Protestante.

"São Caetano e seus três companheiros então quiseram reunir padres vivendo em comunidade à maneira dos apóstolos, unidos na oração, na Palavra, na Eucaristia, na solidariedade. Assim, dedicados ao apostolado, vida comunitária, vida contemplativa e missão; dedicados ao povo com toda disponibilidade, na providência divina, sem se preocupar com as coisas materiais." 

O bispo contou ainda que o lema escolhido por São Caetano foi  tirado do Evangelho de São Mateus: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e tudo mais vos será dado por acréscimo." (Mt 6,33)

Para ele, confiar na providência e se doar com amor, dedicação, despojamento e humildade, com amor a Cristo e devoção especial à Nossa Senhora, é "assim que vai se formando esta família religiosa."

Reveja a Santa Missa na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...