Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

3º dia da Novena de Pentecostes: rogamos o dom do entendimento

“Caminhar guiados pelo dom do entendimento” foi o tema do terceiro dia da Novena de Pentecostes

Escrito por Letícia Dias

29 MAI 2025 - 19H31 (Atualizada em 30 MAI 2025 - 08H45)

Na noite desta quinta-feira (29), os devotos reunidos na Basílica Histórica de Aparecida rezaram com fé e devoção o 3º dia da Novena de Pentecostes.

Com o tema “Caminhar guiados pelo dom do entendimento”, o momento contou com a animação do Missionário Redentorista, Diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.

Este terceiro dia nos lembrou que, para seguir verdadeiramente os passos de Cristo, é preciso renovar constantemente a fé, com sensibilidade diante da criação de Deus e o auxílio do Espírito Santo.

Como diz o Documento de Aparecida, “é necessário descobrir o sentido mais profundo da busca, assim como é necessário propiciar o encontro com Cristo que dá origem à iniciação cristã... Por isso, a Igreja precisa tê-lo presente em todas as suas ações” (Doc. Aparecida, 278-a).

Inspirado pelo hino Veni Creator, o Padre Guilherme Dias Viana, C.Ss.R. explicou em sua reflexão durante a novena: “O Espírito Santo é o Espírito Criador porque, desde o princípio, ele está agindo na criação.”

O Padre recordou que, no relato do Gênesis, o Espírito de Deus pairava sobre as águas quando “a terra estava sem forma, vazia e coberta pelas trevas”. A partir disso, destacou a missão do Espírito: “dar forma e ordem ao caos, iluminar as trevas e preencher o vazio”.

Segundo ele, essa ação continua viva hoje na vida da Igreja. “Aquilo que ele operou no início da criação, ele continua a operar na vida da Igreja e na vida de cada fiel.”

Gustavo Cabral/ A12
Gustavo Cabral/ A12


Ao relacionar essa presença com as realidades humanas, afirmou:

“Se algo na nossa vida está em desordem, está em caos, nós necessitamos clamar: ‘vinde, Espírito Santo, e ordena o caos, a desordem que há no meu coração’.” 

Para o Padre, Pentecostes é a festa da nova criação, marcada pela renovação de tudo aquilo que o pecado desordenou, escureceu e esvaziou:

“O que o pecado encheu de trevas e escuridão, o Espírito Santo novamente vem iluminar com a sua luz. O que o pecado roubou e deixou vazio, o Espírito Santo vem novamente preencher com a sua presença.”

No fim da reflexão, motivou os presentes a viverem intensamente este tempo:

Com fé, esperança, neste tempo de graça que é a Novena de Pentecostes, nos preparando para esta grande festa, nós queremos pedir ao Pai: enviai o Vosso Espírito, Senhor, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Assista e reze o terceiro dia da Novena de Pentecostes:

::. Confira como foi o segundo dia da Novena
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...