Por Marília Ribeiro Em Notícias

93 anos da Capela que recorda o primeiro oratório da Mãe Aparecida

Ao visitar o Porto Itaguaçu, local do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o devoto se depara com uma pequena Capela, ao lado da entrada para o Porto.




De acordo com a tradição popular, a Capela foi erguida mais ou menos no lugar do primeiro oratório de 1732, em louvor à Padroeira do Brasil.

A capela, dedicada a São Geraldo Magela, foi inaugurada no ano de 1926. O santo redentorista é muito conhecido e invocado no mundo todo, especialmente em Aparecida, onde os redentoristas são os responsáveis por zelar pela Imagem da Padroeira do Brasil. Assim como Nossa Senhora Aparecida, a Festa de São Geraldo é no mês outubro, no dia 16.

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional
Década de 1920 -Romeiros em frente a Capela de São Geraldo


Com 78 m² e capacidade para 80 pessoas, o espaço possui uma arquitetura singela, em forma de cruz grega, com três absides (arcos) na parte interna, que fazem memória aos três pescadores - João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia - como consta na inscrição do lado de fora da Igreja.


Arcos em homenagem aos três pescadores na Capela de São Geraldo no Porto Itaguaçu.


Em setembro de 2014, a capela passou por uma restauração, realizada pelo Santuário de Aparecida, que visando a conservação do prédio para o melhor acolhimento dos devotos.

A capela é ligada à Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório. Diariamente, é aberta para visitação, das 8h às 17h. Às terças-feiras, os devotos podem participar da celebração eucarística, às 19h30.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...