“Tornar-se peregrino é uma genuína profissão de fé”, nos ensina o Papa Francisco em sua Carta Apostólica Sanctuarium in Ecclesia.
Cristo, o grande Peregrino que veio de Deus Pai para salvar a humanidade, inspira todos os cristãos a realizar peregrinações. Por isso, a grande preocupação do Santuário Nacional é proporcionar aos devotos um momento de oração e experiência pessoal com Jesus e Nossa Senhora. As paredes da Capital Mariana da Fé contêm muitas histórias de conversão, de perdão e de dons recebidos que milhões de devotos poderiam contar.
Leia MaisDevotos de Guarulhos (SP) celebram Romaria aos pés da Mãe AparecidaEm 2023, a Casa da Mãe Aparecida foi visitada por mais de 8,8 milhões de devotos, 10% a mais do que em 2022.
E ainda de acordo com o departamento de Imprensa do Santuário Nacional, a maior concentração de fiéis foi aos fins de semana, feriados e emendas de feriados, com 84% do público, como também em meses de férias (janeiro, julho e dezembro).
Os devotos de Nossa Senhora vêm até Aparecida (SP), das mais diversas formas (a pé, carro, bicicleta, cavalo). Mas uma forma de peregrinar ao Santuário é sempre destaque: vir de ônibus em Romaria!
O acolhimento é completo para quem organiza esta viagem, com mais de 2 mil vagas para ônibus no estacionamento da Casa da Mãe, e a Sala dos Motoristas, uma ótima estrutura para abrigar quem está dirigindo e encarou horas de estrada, além da estrutura e das regras de trânsito para proteger cada romeiro.
Quem testemunhou esta graça em vir desta forma à Casa da Mãe foi Luciana Polo, da Paróquia São Benedito, em Americana (SP). Ela esteve no Santuário para agradecer a Nossa Senhora pela sua vida e falou da felicidade em realizar este trajeto de ônibus até Aparecida, junto com 44 pessoas e 16 coroinhas e acólitos da comunidade.
“Foram 5 horas de viagem e todos vêm até aqui como o mesmo intuito da fé! Temos fé em Deus, em Nossa Senhora Aparecida. É uma alegria espiritual, e viemos cantando louvores, com muita alegria, até comemoraram o meu aniversário dentro do ônibus! É um verdadeiro encontro espiritual, pois estamos no mesmo intuito”.
Luciana tem um testemunho especial, e por isso veio ao Santuário agradecer pela saúde.
“Sou muito devota, sou super mariana, tanto que meu nome é Luciana Aparecida! Eu tive câncer de mama há seis anos, estou curada e sempre com a proteção e pedindo a Nossa Senhora pela cura! Acredito que a cura veio pelos médicos, mas tenho certeza que este milagre veio pelas mãos de Deus pela intercessão de Maria! Por estou aqui para agradecer pelo dom da minha vida, pois fui batizada aqui em Aparecida. É uma ligação muito forte que tenho com Nossa Senhora Aparecida”.
Também presente no ônibus de Americana, Miguel Gresh, da comunidade de São Pedro, relata a alegria em voltar para a Casa da Mãe depois de 16 anos.
“Na última vez que vim, minha filha ainda estava na barriga da minha esposa! Vir de ônibus é bem diferente, é uma energia muito positiva. Eu até tenho um veículo lá, mas a gente vem de ônibus com todo o pessoal. É muito bom, é muito divertido, o pessoal vem cantando, rezando, né? E pedindo muitas graças à Nossa Senhora”.
Márcia Viana, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Vespasiano (MG), nos contou detalhes da razão em motivar família e amigos a todos os anos percorrer mais de 10 horas nas estradas para pedir as bênçãos da Mãe Aparecida.
“A oportunidade que a gente tem em viajarmos juntos em romaria é algo muito grande! Porque nós criamos laços e amizades com outras pessoas. Estes amigos e amigas estendem o mesmo carinho que elas têm com nossas tias, organizadoras da romaria, também têm com a gente! Aprendemos também o exercício da ajuda, da compaixão, pois se viajamos em grupo, precisamos nos ajudar sempre, cuidar um do outro, saber se o outro fez a refeição ou não, a locomoção pra quem tem alguma dificuldade. Um exercício muito bom de solidariedade e amizade”.
A devota de Nossa Senhora ainda descreveu como é a organização de uma romaria, que mesmo já realizada há tanto tempo, precisa ser planejada com antecedência e agradeceu à Secretaria de Pastoral da Casa da Mãe pelo acolhimento da romaria.
“Realizar a romaria exige muito da gente, desde o envio do mapa dos assentos dos ônibus, pagamentos, e-mails, confecção de camisas, alimentação, livreto com momentos de oração. Ficamos felizes porque depois de 20 anos que minha tia organiza a romaria, minha irmã entrou em contato com a Prefeitura de Igreja do Santuário e cadastramos de forma oficial o nosso grupo. Fomos muito bem acolhidos, bem recebidos e encantados com esse serviço que a Casa da Mãe oferece, desde a confirmação da romaria, as informações, os lugares separados onde ficamos sentados. E isso foi uma honra enorme para nós, nunca conseguimos isso! Estar no Santuário é uma experiência muito rica, para quem é cristão, devoto de Maria, um exercício do que é o povo brasileiro, um povo privilegiado por ter uma Mãe, uma Rainha e uma Padroeira”.
Márcia finaliza o testemunho falando da vocação de cada devoto de Aparecida em se esforçar para estar aos pés da Mãe.
“As pessoas não dizem: ‘Eu viajo para Aparecida, eu visito Aparecida’, não, mas falam: ‘Eu estarei em Romaria à Aparecida, eu vou peregrinar em Aparecida’. E isso tem um sentido muito forte, porque quando você sai do ponto que você está e vai para Aparecida, você está indo em busca de algo. Um valor de gratidão, um valor de esperança, de ir buscar na fonte, de assistir àquela beleza, àquela experiência bonita que a Igreja Católica permite.
Porque quando você vê tanta gente numa única celebração, numa missa com tanta gente e em comunhão, todas as pessoas rezando juntas, isso tem uma força muito grande, que eu acho que o que sai dali, que sobe, desce como graça mesmo. E quem não acredita, eu acho que vale a pena sentir essa experiência, observar o quão sedentas essas pessoas vão e quão encharcadas elas retornam”.
.:: Nesta página da Secretaria de Pastoral do Santuário, você encontra informações completas de como cadastrar a sua romaria, vindo de ônibus para a Casa da Mãe Aparecida.
Confira os testemunhos da Romaria de Santos que veio ao Santuário com 60 ônibus
Pe. Eduardo Catalfo: "Novena acolhe os peregrinos e os envia em missão"
Pe. Eduardo Catalfo apresenta o tema da Novena da Padroeira, "Peregrinos da Esperança", destacando a acolhida e missão dos peregrinos no Santuário Nacional.
Confira a programação e os bispos que celebram a Novena Solene
O Santuário de Aparecida inicia hoje a novena da Padroeira com o tema "Peregrinos da Esperança", unindo fé e devoção a Mãe Aparecida.
A beleza e o pedido de paz dos lencinhos da Novena de Aparecida
Confeccionado pela Pastoral do Santuário Nacional, no total, são cerca de 65 mil lencinhos para a Novena e Festa da Padroeira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.