Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 21 MAI 2019 - 09H13

Acolhimento das Romarias a Cavalo na cidade da Mãe Aparecida

Entre as caravanas mais antigas da cidade da Mãe Aparecida está a Romaria a Cavalo, que acontece desde muito antes da construção do Santuário Nacional. Em meados de 1894, os devotos já marcavam presença na Basílica Velha, vindos em cavalos, burros e outros animais cargueiros para pedir proteção e agradecer as bênçãos alcançadas pela intercessão da Virgem negra.




Atualmente, com o aumento dos comércios e prédios na cidade de Aparecida, a grande quantidade de veículos nas ruas e ainda o grande número de devotos no entorno da Praça da Basílica Velha, a circulação com cavalos já não é tão comum ou adequada.

Todos estes percalços são indicativos de atenção para com a segurança dos cavaleiros, cavalos, devotos e munícipes, que passeiam pela cidade, especialmente aos fins de semana.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura de Aparecida, a orientação às romarias a cavalo é de que enviem um e-mail para transitoaparecida@gmail.com. Com este contato, os devotos poderão obter informações sobre a data prevista para estarem em Aparecida e confirmarem quais as possibilidades de acesso à Basílica Velha e circulação com os cavalos na área central da cidade.

Uma dica importante para os grupos que organizam a peregrinação a cavalo à Aparecida é de evitarem os dias de maior movimento, que geralmente são às sextas-feiras, sábados, domingos e segundas.

Para facilitar a recepção dessas Romarias, o Santuário de Aparecida dispõe de um receptivo equestre, espaço adequado para o acolhimento das comitivas. A área fica no pátio do Santuário, próximo à portaria com acesso pela avenida Porto Itaguaçu.

Clique aqui e saiba mais.

Marília Ribeiro/Portal A12
Marília Ribeiro/Portal A12
O Receptivo Equestre pode ser acessado pela avenida Porto Itaguaçu.


Na Basílica Velha, a recepção das romarias a cavalo seguem as orientações da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da Prefeitura de Aparecida, já que na praça da Basílica não existe espaço adequado para a acomodação das comitivas, sendo indicado o Receptivo Equestre para este acolhimento.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro


Para que os cavaleiros ou qualquer outra Romaria recebam uma bênção dos missionários redentoristas na primeira Basílica da Senhora Aparecida, os devotos podem procurar a Secretaria da Basílica Velha para confirmarem o horário de atendimento, no dia em que estiverem na cidade. Geralmente as bênçãos acontecem diariamente, de 15 em 15 minutos, das 8h às 11h. No período da tarde, os devotos podem participar da tradicional Consagração à Mãe Aparecida, às 15h.

Saiba mais sobre a história e o atendimento na Basílica Velha, clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...