Por Polyana Gonzaga Em Notícias Atualizada em 02 SET 2019 - 09H51

Porque Aparecida é 'do Norte'?

Thiago Leon
Thiago Leon
Basílica recebe milhares de peregrinos vindos de todas as partes do mundo.


A cidade de Aparecida (SP) acolhe milhões de fiéis de Nossa Senhora Aparecida todos os anos. Vindos de todas as partes do Brasil e do mundo, muitos deles chamam a cidade de ‘Aparecida do Norte’ e não apenas ‘Aparecida’, como é seu verdadeiro nome. É comum ainda verificarmos em algumas publicações, referências à cidade com a expressão ‘do Norte’.

De acordo relatos do livro  “História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de seus escolhidos”, da escritora Zilda Ribeiro, durante muito tempo o povo nomeou a terra da Padroeira como Aparecida, seu verdadeiro nome. Mais tarde, passaram a chamá-la de ‘Capella de Aparecida’. Com a inauguração da estrada de ferro, os devotos passaram a viajar de trem. E embarcavam na Estação Norte, em São Paulo. E diziam que seu destino era Aparecida da Estação Norte.

Com o passar dos anos, por um processo linguístico coletivo chamado braquilogia, eliminaram a palavra ‘estação’, restando Aparecida do Norte. Ainda hoje, muitos anos depois, passeando pelos corredores do Santuário Nacional e pelas ruas da cidade de Aparecida, ouvimos romeiros chamarem por ‘Aparecida do Norte’, sendo o verdadeiro nome da cidade Aparecida, sem o Norte.

Leia MaisReflexão do tema central da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2019Um pouco de história - As terras que hoje constituem a cidade de Aparecida já pertenceram, em outro tempo, à Vila de Guaratinguetá, hoje apenas Guaratinguetá, terra do primeiro Santo brasileiro, Frei Galvão. Pela estrada que antes cortava um trecho da Vila, como Aroeira, Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu, passavam as caravanas e tropas que iam em busca do ouro e das pedras preciosas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Com o passar dos anos, os moradores foram se estabelecendo nessas terras. Entre eles estavam João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, os três pescadores que mais tarde ficariam ligados à história da cidade e do país.

Revestir-se da Palavra


12 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.