O Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, com o tema “Peregrinos da Esperança” é um convite para a Igreja celebrar a esperança cristã em um mundo desafiador, por meio da unidade, oração, penitência e ancorada em Cristo.
Por meio desse espírito, neste domingo (29) Festa da Sagrada Família, as Arquidioceses e Dioceses no mundo inteiro deram início ao Ano Jubilar. Leia MaisPeregrinos da Esperança: venha viver os sinais do Jubileu em Aparecida
Na Arquidiocese de Aparecida, a abertura foi marcada pela procissão que iniciou a partir da Capela das Velas, seguiu pela Nave Norte e percorreu o interior do Santuário Nacional, um momento repleto de orações, cânticos, reflexões e a presença da cruz de Cristo, símbolo da nossa esperança, para fortalecer a fé e a comunhão dos fiéis ao longo deste Ano Santo.
"A Arquidiocese de Aparecida iniciou com a Igreja, presente no Brasil, no mundo inteiro, a pedido do Papa Francisco, logo após a abertura da Porta Santa em Roma. A esperança é, para nós, caminho de salvação, porque, através dela, nós experienciamos a presença do Senhor nosso Deus, que enxuga as nossas lágrimas, consola as nossas dores, está ao nosso lado nos momentos mais difíceis da nossa vida.", explicou ao A12 o Padre Raphael Felipe, pároco da Catedral de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP), Igreja jubilar.

A Santa Missa, no Altar Central do Santuário, foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, todo o clero da Arquidiocese e demais presentes.
Em entrevista ao A12, Dom Orlando ensinou um gesto concreto para vivermos o Ano Santo:
"Peregrinar até o outro, especialmente aos irmãos mais necessitados, é um jeito concreto e diário, no cotidiano, de vivermos o Ano Santo. E levando o que para essas pessoas? Levando a esperança. E olhe como as famílias, as pessoas, a humanidade, todos nós, precisamos da esperança. Quero pedir, então, que você e eu façamos um plano pessoal do nosso Ano Santo e chegaremos na conclusão do Ano mais santos."
No Altar Central havia alguns símbolos, como a Pia Batismal, símbolo do nascimento para a vida nova em Cristo, ocupa um lugar de destaque no Jubileu, pois nos recorda o Batismo como a primeira porta de entrada para a vida cristã, dela foi utilizada a água benta para aspersão no Ato Penitencial.
Além disso, o logo do Jubileu, que conforme a Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do Ano de 2025 "Spes non confundit" , representa o chamado à esperança que não decepciona, sendo um símbolo de fé, comunhão e missão.
Já em sua homilia, Dom Orlando recordou o Evangelho de Lucas 4, 19, onde Jesus falou acerca do ano da graça. “Ano da graça, que quer dizer ano da santidade. O mínimo que a gente pode pensar no ano santo é a nossa santificação.”
O Arcebispo destacou meios para vivermos as maravilhas deste ano, como a fidelidade, a aliança, por meio dos mandamentos, o caminho de santidade, o respeito ao o irmão, o perdão e o cuidado da nossa Casa Comum. “Que o Ano Santo faça cair essas correntes que nos amarram e Nossa Senhora vai ajudar-nos”, afirmou.
Dom Orlando e o Padre Eduardo Catalfo convidaram também os fiéis a peregrinarem até as Igrejas Jubilares, como o Santuário Nacional, a Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e de São Benedito, em Aparecida (SP); o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão, em Guaratinguetá (SP) e a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP).
add_box Acompanhe em a12.com/jubileudaesperanca tudo sobre o Ano Santo
Confira imagens da Abertura do Ano Jubilar em Aparecida
1/20




















Dia Mundial do Enfermo: "O primeiro passo da caridade é a justiça"
No Santuário Nacional, a Missa de 11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, destacou a sabedoria da cruz e a atitude samaritana diante dos doentes.
Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida celebra 14 anos
Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho no Santuário de Aparecida faz 14 anos. Inaugurado em 2012 recebe grandes eventos, da CNBB a esportes, para até 9 mil pessoas.
Terço dos Homens: fé que cresce, missão que se espalha pelo Brasil
Em Aparecida, a 18ª Romaria do Terço dos Homens reuniu fiéis de todo o Brasil, reforçando a fé, a oração e o compromisso com a família e a missão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.